Paraíba tem pior notificação de crimes do país, diz Ministério da Justiça
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Ministério da Justiça divulgou nessa quinta-feira (5) uma pesquisa na qual o estado da Paraíba foi considerado o pior do País em registro de ocorrências criminais. O resultado da coleta de dados mostrou que 20,1% das pessoas entrevistadas no estado já foram vítimas de algum tipo de crime. Dessas, porém, apenas 11% teriam notificado os casos à polícia.
Para a Secretaria Nacional de Segurança Pública, esse dado pode ter influenciado outro resultado da Pesquisa Nacional de Vitimização. A Paraíba teria sido considerado a segunda unidade federativa menos violenta do Nordeste, atrás apenas de Sergipe. Mas agora com os novos dados, o Ministério acredita que a subnotificação das ocorrências tenha minimizado a percepção da violência na região.
Ainda de acordo com a pesquisa, João Pessoa se destacou como a capital com a mais baixa taxa de notificação dos crimes do País, com índice de 8,5%, seguida de Salvador (12,2%), depois Natal (15,1%), Rio de Janeiro (15,2%), Goiânia (17,3%) e Recife (17,8%).
Quanto à percepção da criminalidade, a população pessoense também se mostrou mais sensível do que os moradores das cidades e estados vizinhos. De acordo com a pesquisa do Ministério da Justiça, percebem que o número de crimes aumentou na cidade principalmente os moradores de João Pessoa (86,7%), Salvador (85,4%), Fortaleza (83%) e Boa Vista (82%).
Os dados demonstraram ainda que nas cidades de Teresina (86,8%), Belém (80,7%) e João Pessoa (80,6) são observados os maiores índices do país dos habitantes que temem morrer assassinados. Já o medo de ter a casa invadida atinge os maiores índices em Teresina (75,8%), João Pessoa (67,5%) e Belém (63,1%).
Por outro lado, entre as unidades da federação, as pessoas que prestaram queixa à polícia da Paraíba foram as que se mostraram mais satisfeitas com o resultado (65,6%), exceto quando o caso se trata de atendimento aos crimes de roubo de carro e moto, sequestro, ofensa sexual e discriminação.
Fonte: Ne10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário