Partido de Marina Silva pode abrigar dissidentes do PT

A nova sigla que será criada pela ex-ministra do Meio Ambiente do Governo Lula e ex-senadora Marina Silva (ex-PT e ex-PV) deve receber os dissidentes do PT de Mato Grosso, como a ex-senadora Serys Marly e seu grupo. O partido que está sendo construído para sustentar a candidatura de Marina à Presidência da República em 2014, agrada Serys que também tem a pretensão de disputar o governo do Estado.A agremiação deve ser criada oficialmente em fevereiro durante reunião em Brasília e poderá se chamar SEMEAR (Sustentabilidade, Educação, Meio ambiente, Ética e Renovação), “Rede Verde” ou “Partido da Terra”.

Serys, que deixou o PT em outubro, depois de 25 anos de militância e após brigas com o ex-deputado federal Carlos Abicalil e ameaças de expulsão, ainda resiste aos convites do PDT e do PR porque aguarda Marina bater o martelo sobre o novo partido. Em entrevista ao RDTV desta quarta (23), a ex-senadora falou das circunstâncias e dos seus motivos para abandonar o partido. Ela lembrou que primeiro a impediram de disputar a reeleição como senadora em uma situação mal explicada. “A população não entendeu porque foi em cima da hora. Na véspera do pleito, na Praça da República, pessoas disseram que iriam votar em mim para o Senado. Tem gente que reclamou que não achou o meu nome na urna”, conta.

A ex-senadora ainda relata que, depois a “jogaram isolamento”, impedindo que participasse da campanha de Lúdio Cabral à Prefeitura de Cuiabá. “Falavam em construir a unidade do partido desde que eu não estivesse na campanha”, salienta. O pedido de expulsão sob a justificativa de que ela teria se aproximado do adversário do PT, o atual prefeito Mauro Mendes (PSB), foi a gota d’água. “Qual crime que eu cometi? Eu não saí do partido para apoiar Mauro, mas por indignação. Saí enquanto estava 50% para Mauro e 50% para Lúdio para calar aqueles que me chamaram de oportunista”, desabafa.

Esquecendo as rusgas do passado, Serys observa que ainda não há como dizer se vai para o novo partido de Marina porque ainda não há uma decisão concreta sobre a criação da legenda. “O que existem são pessoas conversando, escrevendo artigos, o estatuto e os princípios. Só será batido o martelo se vai criar ou não no mês que vem”, concluiu.

Marina Silva

Marina Silva entregou o ministério em 2008 depois de uma queda de braço com o então governador de Mato Grosso Blairo Maggi (PR), hoje senador. Ao lado dos ex-ministros Reinhold Stephanes (Agricultura) e Roberto Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), Maggi pressionava Lula para revogar medidas do plano de combate ao desmatamento. Ela também disputou a presidência da República em 2010, pelo PV, contra Dilma Rousseff (PT).

Fonte: O Nortão

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.