Passe livre estudantil pode custar R$ 5 bi, estima Senado

Integrantes do Movimento Passe Livre carregam bandeira contra catracas em protesto na Avenida Paulista, em São PauloSão Paulo – Depois de irem às ruas na maior onda de protestos no Brasil dos últimos 20 anos, os estudantes podem ser recompensados com o passe livre no transporte público. Esta é a proposta do projeto de lei 248, de autoria de Renan Calheiros (PMDB-AL), que deve ser votado hoje no Senado. Em reunião realizada ontem, parlamentares previram gasto de 5 bilhões de reais por ano caso a proposta seja aprovada.

Durante o encontro na comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) propôs o uso da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para financiar o passe livre para estudantes até que os recursos dos royalties estejam disponíveis. Pela proposta do projeto, o dinheiro ligado à produção petrolífera financiaria o benefício.

Posto em urgência na última quinta, o texto prevê que estudantes da rede pública e particular de todo país usem gratuitamente o transporte público coletivo local – o que inclui ônibus, trens e metrô, entre outros veículos. Na justificativa da proposta, o senador afirma que, no Brasil, “o transporte público coletivo, além de precário e ineficiente, é caro”.

Ainda ontem, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou outra proposta ligada ao tema. De 2009, o projeto de lei 310 institui o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano, que reduz o preço das passagens em até 15% por meio da isenção de impostos, entre outras medidas. Agora, o texto depende de aprovação da Câmara para entrar em vigor.

Estudantes

Segundo os dados mais recentes do Inep, há no Brasil cerca de 57 milhões de matrículas na Educação Básica e no Ensino Superior. A maior parte delas está concentrada no primeiro segmento, que responde por mais de 50 milhões de matrículas. A chamada Educação Básica é formada por Educação Infantil, Ensinos Fundamental, Médio e Profissional, Educação Especial e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Apesar de atenderem um público bem menor (em 2011, eram cerca de 6,7 milhões de matrículas), as universidades têm registrado aumento no número de estudantes. Há dois anos, enquanto 2,3 milhões de novas matrículas foram registradas, pouco mais de 1 milhão de estudantes concluíram o ensino superior – o que representa um acréscimo de 1,3 milhão de alunos no segmento só em 2011.

Com a nova proposta de passe livre, esses números começam a preocupar os especialistas. “Tomar uma decisão dessas de forma unilateral é muito complicado”, afirma Nalbia Santos, professora de administração e contabilidade da Universidade Federal de Viçosa.

Problemas

Caso o texto seja aprovado, os estudantes se juntariam aos idosos e deficientes físicos na lista dos grupos beneficiados pela passagem gratuita na maioria das cidades do país. O aumento no número de alunos e a longevidade cada vez maior da população são fatores que influenciariam nos custos governamentais. “A tendência é que gastos cresçam com o tempo”, aponta Nalbia.

Ela lembra ainda que o financiamento da tarifa zero por meio dos royalties está vinculado à produção de petróleo, que é sujeita a variações. Para as empresas, contar com esse dinheiro do governo seria confortável. “Entretanto, isso dificulta ainda mais a concorrência e a entrada de novas firmas no mercado”, afirma a especialista.

Nalbia cita ainda o problema da falsificação de carteiras de estudante, que poderia encarecer o passe livre. “Precisamos de mecanismos para tornar esse sistema eficiente”, defende. Para ela, soluções como a adoção da meia-tarifa ou a revisão dos custos envolvidos na passagem poderiam ser positivas para os estudantes, sem gerar despesas tão grandes para o governo.

Hoje, cidades como Porto Alegre já estudam a implantação do passe livre para estudantes. Só na capital gaúcha, 200 mil alunos teriam direito ao benefício, que custaria entre 8 e 10 milhões de reais aos cofres do estado.

Fonte: Exame

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.