PCR fará ecoestações para evitar que lixo obstrua galerias de águas de chuva

 / Foto: Michele Souza/JC ImagemO prefeito Geraldo Julio anunciou, na manhã deste sábado (18), medidas para evitar os transtornos causados pelas chuvas, como a que atingiu o Grande Recife na última sexta-feira (17). A médio prazo, serão construídas sete ecoestações. São terrenos espalhados pelo Recife, que vão receber objetos descartados com até 1 m³, para evitar que eles sejam jogados em canais, rios e galerias. Não serão aceitos sacos de lixo, mas coisas como sofás, TVs, colchões e outros descartes. 

Além disso, 12 projetos voltados para a recuperação de áreas que alagam em época de chuva serão licitados até o final de maio. Quatro deles, já na próxima sexta-feira, por serem localizados em corredores protocolares da Fifa para a Copa de 2014 (Avenida Boa Viagem, na frente do Parque Dona Lindu; Avenida Norte, na entrada do bairro de Nova Descoberta; Avenida Recife, na entrada de San Martin; e na Rua Santos Araújo, no bairro de Afogados).

As medidas foram anunciadas durante uma reunião que o prefeito realizou junto aos representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Mobilidade e Infraestrutura, além da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Emlurb e Defesa Civil. “Nós trabalhamos com medidas preventivas nos últimos quatro meses, com limpeza de galerias, podas de árvores e uma equipe continua trabalhando hoje (ontem) e pelo resto da semana”, informou o prefeito.

Para justificar a demora em dar o alerta sobre a forte chuva da sexta-feira, Geraldo insistiu em dizer que não era necessário colocar a população em pânico. “A previsão meteorológica não é precisa. Se a cada momento a gente mandar que nós recebemos um alerta, nós mandarmos a população ficar em casa, o prejuízo será enorme, porque nem sempre acontece”, explicou.

O gestor pediu que, a partir de segunda e durante a temporada de chuvas fortes, a população flexibilize a saída de casa. Além disso, alertou para a necessidade de adotar cuidados preventivos, principalmente, em relação ao lixo.

As sete ecoestações serão construídas até o começo de junho, nos bairros do Ibura e Boa Viagem, na Zona Sul do Recife; Torre, Arruda e Campo Grande, na Zona Norte; e Iputinga e Mangueira, na Zona Oeste.

Em relação ao canais, como o de Guarulhos, em Jardim São Paulo, que transbordou e invadiu casas na última sexta, cujos projetos executivos estão parados desde a gestão passada, a equipe de infraestrutura da prefeitura informou que o projeto PAC Drenagem passa por readequação e que as obras serão retomandas ainda este ano.

VIAGEM – Geraldo Julio encerrou a coletiva dizendo que a viagem feita ao Rio de Janeiro, pela qual ele foi criticado pela oposição, na sexta, era importante e que ele havia embarcado antes da chuva começar. “É um projeto de melhor ocupação do espaço público, onde o Rio de Janeiro apresentou um bom exemplo e, por isso, eu estava lá. Mas o tempo todo monitorando e quando cheguei, no final do noite, me atualizei com as equipes”, justificou.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.