PE ocupa o 6º lugar no ranking nacional de transplantes
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Na próxima sexta-feira (27) é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Dados da coordenação de campanhas da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) mostram que o Estado ocupa o 6º lugar no ranking nacional de transplantes. Atualmente a lista tem 1.712 pessoas esperando por um órgão. Destas, 1.426 aguardam por um rim, 143 por fígado, 83 aguardam córnea, 13 coração, 44 por medula e outros 3 esperam por pâncreas. Por isso a importância de promover a conscientização da população nas oportunidades de salvar vidas.
De acordo com o cirurgião Bernardo Sabat, do Hospital Jayme da Fonte, existem dois tipos de doação: doadores vivos, que só podem doar órgãos duplos ou partes de órgãos cuja retirada não causa danos ao doador (como um dos rins ou parte do fígado); e doadores falecidos, que são os pacientes que evoluíram para a morte encefálica – estes podem doar coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos, pele e tendão.
Com 573 transplantes hepáticos realizados, além de cirurgia de captação de múltiplos órgãos, o Hospital Jayme da Fonte é referência na realização de transplantes. Nele há uma comissão intra-hospitalar que identifica possíveis doadores de órgãos e que avaliam pacientes que estão evoluindo para a morte encefálica. Esses profissionais são os responsáveis em comunicar à Central de de Transplante de PE, a qual é responsável pela distribuição dos órgãos de acordo com a lista de espera.
A CT-PE após ser notificada sobre potenciais doadores com diagnóstico de morte encefálica inicia todo o processo para a realização do transplante. Confirma a morte do paciente por meio de um protocolo rígido. Após a confirmação do falecimento a família do doador precisa autorizar a doação e a partir daí a central encaminha o órgão para o um receptor compatível, que está na lista.
Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário