Pedidos de refúgio mais que triplicam em três anos no Brasil

Os pedidos de refúgio feitos por estrangeiros no Brasil aumentaram 3,5 vezes desde 2010, chegando a 2.008 solicitações em 2012, informaram nesta sexta-feira (26) o Comitê Nacional para Refugiados (Conare) e o Alto Comissariado da ONU para Refugiados no Brasil, Acnur. Segundo os órgãos, a projeção para o ano de 2013 é que o país receba 2.580 novos pedidos.

O crescimento, segundo o representante do Acnur no Brasil, Andrés Ramirez, reflete um aumento global dos deslocamentos por questões políticas e de guerra – afinal, um refugiado é, por definição, alguém que teve de deixar seu país de origem por um “fundado temor de perseguição” ou por uma “grave e generalizada violação de direitos humanos”. “Estamos vivendo uma época de muitas crises humanitárias. No ano 2012 tivemos quatro grandes crises: Mali, Síria, Sudão do Sul e República Democrática do Congo.”

Os sírios estão entre as principais nacionalidades dos refugiados aceitos no país em 2012 – os 37 que solicitaram o status conseguiram. Segundo Andrés, a guerra civil que assola o país é a maior crise humanitária do mundo hoje. “Já temos hoje 1,35 milhão de sírios refugiados, quase todos eles nos países vizinhos. É tão grave a situação que há sírios que chegam até o Brasil. […] É um drama tão grande que o Acnur está falando que, se as coisas continuarem desse jeito, teremos por volta de 3,5 milhões de refugiados no final deste ano. Apenas nessas últimas sete  semanas fugiram da Síria 400 mil pessoas. A situação é dramática.”

Angolanos, liberianos e colombianos
Os angolanos constituem a maioria dos refugiados no Brasil – ao todo eles são 1.060 espalhados pelo país. No entanto, esse cenário deve mudar em poucos anos. Segundo o Acnur, Angola e Libéria já são considerados países sem conflito e, portanto, não mais passíveis de emitir refugiados. Dessa forma, todos os refugiados dessas nacionalidades que vivem no Brasil terão seus status alterados para a nacionalidade brasileira permanente. Até agora, 700 pessoas já se regularizaram.

O segundo maior grupo de refugiados no país é o de colombianos. Segundo Andrés, embora o governo da Colômbia esteja envolvido em negociações de paz com o grupo guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), é algo de longo prazo. “Sabemos que há uma vontade do governo de resolver o conflito, mas a verdade é que é um processo complexo e ainda há pessoas fugindo enquanto continuam os enfrentamentos.”

Segundo o Conare e Acnur, a grande maioria dos refugiados no país vive nas regiões Sudeste (66%) e Centro-oeste (16%), são adultos (92%) e homens (82%). O Conare geralmente indefere a maioria dos pedidos de refúgio, analisados caso a caso. Em 2012, foram aceitas apenas 24% das solicitações – em 2011, foram só 21%.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.