Pelo menos 300 crianças e adolescentes somem de casa por ano em Pernambuco

Em média 300 crianças e adolescentes são dadas como desaparecidas no Estado por ano. O dado faz parte da estatística da Gerência de Polícia da Criança de do Adolescente (GPCA) que também revela as principais causas para o sumiço desses menores. No topo do ranking, segundo gestor da unidade, Humberto Ramos, está a fuga espontânea do lar. São meninos e meninas que diante de situações de mau convívio, violência e intolerância acreditam que saindo do domínio dos pais estão livres.

 O levantamento da unidade revela que em 2010 foram 323 casos e em 2011 foram 317. Já em 2012 o número de resgistros chegou a 259 casos de desaparecimento. Destes a maioria são de meninas, 172 casos. No ano passado 208 dos casoss foram solucionados. Em 2013, o número de desaparecimentos é de 20, sendo que 15 deles foram de sumiço de meninas e cinco de meninos. Assim como elas são a maioria, também é grande o percentual dessas jovens que saem de casa em busca de liberdade amorosa e sexual.

 Quem faz parte desta fatia específica de casos é a jovem Nathália Rodrigues Quirino de Sá, 15 anos. Ela desapareceu, na cidade de Petrolina, no dia 2 de março deste ano, deixado apenas uma carta. No bilhete a justificativa para o ato: ficar com o namorado de 23 anos. “Ela saiu de casa como o de costume para ir à escola e não voltou mais. Procuramos a polícia para fazer uma queixa, e acabamos descobrindo o bilhete no caderno. Não sabíamos desse namorado. Estamos muito preocupados. Por favor, volte”, contou a avó Maria de Lurdes Almeida, 65, em apelo emocionado.

O gestor da GPCA, Humberto Ramos, explicou que casos como o da estudante são comuns, mas não geram uma responsabilidade criminalmente para o namorado. “Se ela tivesse 14 anos ou menos e fosse confirmada a relação sexual, o namorado responderia por estupro. Como ela tem mais de 14 e não fugiu a força, o que a polícia pode fazer é procurar para entregá-la aos pais”, explicou.

Para evitar situações dentro do lar que levem a fuga adolescente, a psicóloga Júlia Coutinho recomenda uma formula simples: o diálogo. Segundo ela, as causas que levam o jovem a sair de casa são inúmeras, mas em geral seguem uma lógica de desejo pela liberdade. “Isso na adolescência potencializa-se. É a busca para se construir a identidade própria”, explicou. Ela também chama a atenção para outro significado do sumiço. “Há muita manipulação nessas histórias, às vezes uma chantagem inconsciente”, comentou. Por isso, de acordo com a especialista, o excesso de proibição é um erro e pode funcionar como pólvora.

Procura

A recomendação imediata no caso de uma criança ou adolescente desaparecer é procurar a delegacia para registrar um boletim de ocorrência. Não é necessário aguardar as primeiras 24 horas para buscar ajuda. Segundo a Lei Federal nº 11.259/2005, Art.228, Parágrafo 2º, “Lei da busca imediata” que prevê a busca imediata pela criança a partir da ocorrência policial.A indicação é que a família também ajude nas buscas começando a procura pela casa de amigos, e divulgando cartazes em locais de grande fluxo de pessoas.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.