Pena de sequestradora de Pedrinho termina sete anos antes do previsto

Benedito Braga/18.08.2008/Estadão ConteúdoVilma foi condenada em 2008 e em 2012 já não tinha mais pena para cumprir na Justiça

A sequestradora do menino Pedrinho, Vilma Martins Costa, condenada a 15 anos e nove meses de prisão em 2003, já está livre da cadeia e sem pena para cumprir. Vilma ficou conhecida nacionalmente em 2002, quando foi reconhecida por ter roubado Pedro Junior Rosalino Braule Pinto, conhecido como Pedrinho, na maternidade, em Brasília (DF), e ter registrado o bebê como filho legítimo com nome de Oswaldo Borges Júnior, em Goiânia.

Vilma foi beneficiada pela legislação penal brasileira e teve a pena reduzida em oito anos. Quando foi julgada e condenada por sequestro, falsidade ideológica, parto suposto e estelionato, ela deveria cumprir pena até 2019 e permanecer na cadeia.

Em 2008, 2009 e 2010, os decretos presidenciais de indulto natalino e comutação de pena diminuíram seu tempo cumprindo sentença. Cada um deles permitiu que a pena de Vilma diminuísse em um quarto.

A revisão da pena foi pedida pelo advogado da sequestradora, no fim de 2011. Este ano, o TJGO (Tribunal de Justiça de Goiás) refez as contas e encaminhou o processo para o MPGO (Ministério Público de Goiás). A promotora responsável pelo caso, Carla Fleury, também refez as contas e se manifestou contrária ao fim da pena, por encontrar um erro nos cálculos. De volta ao TJGO, no entanto, os técnicos refizeram novamente as contas e não encontraram problemas.

De acordo com a assessoria de imprensa do TJGO, o juiz já assinou o fim da punibilidade da sequestradora e ela está oficialmente livre.

Longe da prisão

Desde 2008, Vilma já não está mais atrás das grades. Na ocasião, ela progrediu para o regime semiaberto, saía diariamente para trabalhar e voltava para dormir na Casa do Albergado, em Goiânia.

Em 2009, ela ganhou liberdade condicional e passou a dormir em casa. Tirando algumas restrições, como a necessidade de comparecer perante o juiz a cada dois meses e não poder sair da cidade sem permissão, tinha vida normal. Foi vista, inclusive, algumas vezes em bares da cidade com amigos, o que não é permitido pela lei que garante a liberdade condicional.

Em 2010, o juiz Wilson da Silva Dias, da 2ª Vara de Execução Penal de Goiânia (GO), negou pedido de saída temporária para que ela assistisse ao casamento da filha Christiane Martins, na cidade de Marina di Pietrasanta, na Itália. Na argumentação para negar a viagem, ele lembrou que se concedesse o pedido à requerente “aumentaria o descrédito e revolta da população quanto ao Poder Judiciário, gerando para a sociedade a sensação de impunidade”.

— Não seria adequada a concessão do benefício requerido pela apenada, que deseja ausentar não da cidade, mas do País em que cumpre pena para então viajar para Itália, por período entre 15 a 30 dias. […] A viagem ao exterior demanda um lapso temporal que não é, de forma nenhuma, compatível com a execução penal, notadamente com as obrigações de recolher-se à residência e exercer trabalho honesto, assumidas por Vilma Martins quando da audiência de advertência que fixou as condições do seu livramento condicional.

Caso Pedrinho

A história de Pedrinho ficou nacionalmente conhecida em 1986, ano em que nasceu e foi sequestrado, ainda na maternidade. Os pais, Jayro e Maria Auxiliadora Tapajós, promoveram várias buscas ao filho, sem sucesso.

Dezesseis anos depois, Gabriela Azeredo Borges, neta do marido de Vilma, em Goiânia, associou a imagem de um bebê procurado no site SOS Criança com Pedrinho. Em outubro de 2002, ela também viu semelhança nas fotos de Jayro Tapajós com Pedrinho e ligou para o SOS Criança.

Gabriela foi orientada pela instituição de recolher um fio de cabelo de Pedrinho para um DNA. Dias depois, ficou comprovado que ele era o filho biológico de Jayro e Maria, roubado na maternidade. Até então, Vilma dizia que o bebê tinha sido entregue por um gari ao marido, em Brasília.

Pedrinho conheceu os pais biológicos em novembro de 2002. No ano seguinte, foi morar com Maria e Jayro e os irmãos em Brasília. Estudou nas melhores escolas e fez faculdade de direito.

Hoje, Pedrinho trabalha como advogado em um renomado escritório de advocacia e atuou em casos importantes da cidade, como o julgamento da ex-deputada federal Jaqueline Roriz (DF), acusada de receber dinheiro do delator do Mensalão do DEM, Durval Barbosa. Ele também participoi do caso do ex-ministro do TSE, José Guilherme Villela, da mulher dele, Maria Carvalho Mendes Villela, e da empregada da família, Francisca Nascimento da Silva, mortos a facadas em agosto de 2009 em um bairro nobre da capital federal.

Caso Roberta Jamilly

Pedrinho não foi a única vítima de Vilma Martins. Depois de descobrir o sequestro do garoto, aumentaram as suspeitas sobre a possibilidade de Aparecida Fernandes Ribeiro da Silva também ter sido sequestrada por Vilma e batizada como Roberta Jamily, quando criança.

Outra investigação foi aberta na época e um DNA feito com a saliva de Roberta Jamilly, a partir de uma ponta de cigarro deixada por ela em uma delegacia, no dia de um depoimento, comprovou que ela não era filha de Vilma, e sim de Francisca Maria da Silva.

Diferente do irmão, Roberta preferiu continuar com a família que a criou. Hoje está casada, tem um filho pequeno e mora em Goiânia. Em uma página na internet tem fotos com Vilma e as irmãs, mostram que nada mudou depois que descobriu ter sido tirada da mãe biológica ainda bebê.

Fonre: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.