Pentágono acredita que Coreia do Norte está perto de ter míssil nuclear
Uma nova avaliação da capacidade nuclear da Coreia do Norte, conduzida pelo braço de inteligência do Pentágono concluiu, pela primeira vez – com “alguma certeza” – que o país aprendeu a fazer uma ogiva nuclear com tamanho suficiente para ser lançada por um míssil.
A avaliação da Agência de Inteligência de Defesa, que foi distribuída aos altos funcionários do governo e membros do Congresso, adverte que a “confiabilidade da arma é baixa”, aparentemente uma referência à dificuldade do Norte em desenvolver mísseis precisos – ou, talvez, aos enormes desafios técnicos necessários para lançar uma ogiva capaz de sobreviver aos rigores de voo e detonar em um alvo específico.
Não está claro se outras agências americanas concordam com a avaliação da Agência de Inteligência de Defesa – a principal responsável pelo acompanhamento das capacidades de mísseis de nações adversárias. No caso do Iraque, há uma década, a agência esteve entre as que mais defendeu veementemente que Saddam Hussein tinha armas nucleares.
Nesta quinta-feira, o presidente Barack Obama afirmou que os Estados Unidos trabalham diplomaticamente para reduzir as tensões com a Coreia do Norte, mas advertiu que Washington iria tomar “todas as medidas necessárias” para proteger o país e seus aliados.
– Este é o momento de a Coreia do Norte acabar com este tipo de abordagem agressiva que tem tomado e tentar acalmar os ânimos. Ninguém quer ver um conflito na Península Coreana – disse Obama a jornalistas durante uma reunião na Casa Branca com o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
Fonte: Agência O Globo
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário