Pequeno laboratório britânico se aproxima da cura do câncer

A cura do câncer acaba de ficar um pouco mais próxima, segundo o jornal britânico “Independent”. E o responsável pelo grande avanço na área é um pequeno laboratório em Oxfordshire, na Inglaterra.

Os pesquisadores do Immunocore há 20 anos trabalham para desenvolver uma nova abordagem para o tratamento do câncer, baseada na imunoterapia, que usa o próprio sistema imunológico do organismo para combater as células tumorais. E parece que, finalmente, os esforços estão dando resultado. Nas últimas três semanas, a empresa assinou contratos com dois dos maiores representantes da indústria farmacêutica, o que pode levar a um financiamento de centenas de milhões de libras para a pesquisa inédita da campanhia britânica.

A Immunocore conseguiu desenvolver uma maneira de aproveitar o poder das “células assassinas” do sistema imunológico: as células T do sangue, projetadas para procurar e matar patógenos invasores, tais como vírus e bactérias. Essas células, porém, não são tão boas em encontrar e matar células cancerosas, mas os executivos da indústria farmacêutica acreditam que a comapanhia encontrou uma maneira de contornar essa falha, para que os pacientes sejam capazes de combater a doença com sua própria defesa imunológica.

– A imunoterapia é radicalmente diferente – diz Bent Jakobsen, diretor científico da Immunocore, que começou a estudar as células T vinte anos atrás, quando trabalhava no Laboratório de Pesquisa Médica do Conselho de Biologia Molecular em Cambridge. – Ele não elimina os outros tratamentos de câncer, mas acrescenta algo que tem uma característica única ao arsenal. E pode ter a potência para realmente curar o câncer.

As empresas interessadas no estudo são nada menos do que a Genentech, na Califórnia, parte do gigante grupo Roche, e a britânica GlaxoSmithKline. As duas companhias já assinaram contratos de investimento na pesquisa que podem chegar a meio bilhão de libras (mais de 1,7 bilhão de reais).

O câncer tem sido tratado com cirurgias, quimioterapia e radioterapia, todas formas de aniquilar as céluas cancerosas. Porém, essas terapias batem no mesmo problema: como popupar o tecido saudável dos danos e, ao mesmo tempo, assegurar que todas as células cancerosas sejam mortas, desativadas ou removidas?

A chave do sucesso da pesquisa da Immunocore é, portanto, a incrível capacidade de distinguir as céluas cancerosas das saudáveis. A droga desenvolvida pela companhia faz isso ao reconhecer pequenas proteínas ou peptídeos que ficam de fora da superfície da membrana das células cancerosas.

– Há muitas companhias trabalhando com anticorpos, mas nós somos a única empresa no mundo que conseguiu trabalhar com as células T. – diz Jakobsen. – O que o Immunocore fez foi construir uma terapia em torno do segundo braço do sistema imunológico, conhecido como a imunidade celular, em que as células T procuram e destroem os agentes invasores.

No entanto, o maior perigo ao se trabalhar com células T é a sua potência, o mesmo motivo pelo qual elas são tão interessantes. Esse potencial poderia levar, por exemplo, a uma cura do câncer em metástase, que já se espalhou pelo corpo, segundo Jakobsen.

– Se você quer causar algum impacto no cancêr, precisa de algo incrivelmente potente. Mas quando algo dá errado, é muito ruim. Acho que a verdade sobre os tratamentos de câncer é que não importa o quanto nós testamos, às vezes, ele vai continuar dando errado – observa o médico. – Todas as companhias farmacêuticas já notaram que a imunoterapia pode ser a chave para a cura do câncer; é o elo perdido no tratamento do câncer.

O diretor da Immunocore está otimista com relação ao desenvolvimento da técnica da imunoterapia.

– Eles [as companhias farmacêuticas] têm visto essa tecnologia se desenvolver. Ela já ultrapassou o cume da montanha. Com os nossos testes com melanoma, eles já viram que é seguro e que está funcionando – afirma.

Fonte: Agência O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.