Pernambucano que perdeu a visão aos 14 anos dá exemplo de superação

Aos 14 anos, Diogo Oliveira da Silva perdeu a visão por causa de uma doença. Hoje, aos 31 anos, ele não consegue pensar em outra coisa a não ser seguir em frente. Formado em Gestão de Recursos Humanos com notas altas, Diogo agora se matriculou em Pedagogia e busca a sua independência com a ajuda de amigos, familiares e associações para cegos. Sua história já virou exemplo de vida para quem o conhece.

“Foi muito difícil porque vivemos em um mundo totalmente visual. A partir do momento em que você perde um dos sentidos, você fica perdido mesmo. Você quer pegar um ônibus na rua e não consegue. Depois você vai conhecendo outros deficientes, vai entrando em contato com associações. Graças a Deus meus pais ajudaram muito. A princípio, precisamos de ajuda. Depois conseguimos caminhar com os próprios pés”, conta Diogo.

A falta de visão não o impediu de realizar nenhum de seus sonhos. Diogo também já foi aprovado em dois concursos públicos. Um deles despertou a vontade de ser professor – motivo pelo qual resolveu cursar pedagogia depois de ter se formado na primeira graduação com 8,5 como menor nota.

A coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos, Patrícia Ignácio, entregou o certificado de conclusão pessoalmente a Diogo. “Ele sempre foi descrito pelos professores como atento, participativo, estudioso, responsável. Sempre se mostrou à disposição para qualquer tipo de atividade, nunca se recusou a fazer nenhum trabalho de equipe. Um aluno exemplar”, afirma.

Atualmente, Diogo trabalha como agente administrativo em uma escola municipal do bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Chega cedo, recebe alunos e professores no portão, conhece todos pela voz e é muito querido. Conseguiu adaptar todo o seu ambiente e executa todas as tarefas que precisa fazer sem o menor embaraço: colocou etiquetas em braille nos livros, pastas e gaveta para facilitar o trabalho.

No computador, usa um software específico para cegos e diz que a internet ajudou muito durante os seus estudos. Foi o segredo para a aprovação nos concursos. “A internet hoje é um recurso que uso muito mais que o braille. Até pela rapidez de acesso às informações”, diz.

Quando tem tempo livre, Diogo sempre participa das aulas dos alunos. Com as atividades em companhia dos pequenos, ele percebeu que a maior lição é a inclusão social. A professora Carmem Lemos gosta da presença dele na sala de aula e afirma que as crianças contam com a companhia de Diogo como um amigo. “As limitações físicas das pessoas não determinam o que você é, o que você pode ser. Você é o que você quer ser. E Diogo quer ser um colaborador. Para as crianças ele não tem essa diferença, elas não percebem. Como ele participa de todo o processo escolar, pra elas isso não apresenta dificuldade”, diz.

“Eu não sei onde vou chegar mas acho que não parei, não. Estou ainda na luta. Fazendo isso, aproveitando a escola pra mostrar aos meus colegas deficientes que dá para conseguir. Dá pra ser feliz. Existe vida após a deficiência”, conclui.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.