Pernambuco busca diagnóstico mais ágil do câncer infanto-juvenil
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Cerca de 11 mil novos casos de câncer são registrados por ano em crianças e adolescentes de 1 até 19 anos no Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em Pernambuco, em média, mais de 4 mil crianças e adolescentes são internados e 135 morrem por ano devido a causas relacionadas a neoplasias. Os dados são preocupantes, mas pesquisas apontam que, aproximadamente, 80% das crianças e adolescentes acometidos com câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.
Com o objetivo de agilizar o diagnóstico dos casos oncológicos pediátricos, acelerando o início do tratamento da doença, o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, assinou nesta quinta-feira (24),o termo de cooperação técnica com o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC). A partir de março, mais de 21 mil profissionais, entre médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que atuam nas Equipes de Saúde da Família dos municípios de todas as regiões do estado serão capacitados pelo NACC para identificar precocemente o câncer infanto-juvenil e suas complicações.
O secretário afirma que é um desafio para a saúde pública ter um olhar para doenças que a sociedade brasileira ainda precisa combater, além de estar atenta as novas demandas, como o câncer e as doenças crônicas da infância.“A parceria com a SES derá um respaldo maior para que nós do Nacc possamos chegar mais perto das prefeituras”, ratificou a diretora-presidente do Nacc, Arli Pedrosa.
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário