Pernambuco foi excluído do novo roteiro político de Lula

Vinte anos depois de percorrer 359 cidades de 26 estados do Brasil com as Caravanas da Cidadania, o ex-presidente Lula (PT) volta a colocar o pé na estrada, mas desta vez para participar de seminários em comemoração aos dez anos do governo do PT no país. O roteiro inclui dez cidades brasileiras. A primeira delas será em Fortaleza (CE) nesta quinta-feira. Mas na pré-agenda, Pernambuco, terra natal de Lula e por onde a caravana começou, não foi incluído. Durante a passagem pelos estados, Lula aproveitará para fazer as articulações com a base aliada visando reforçar o palanque da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), foi convidado para o evento em Fortaleza. Ele e seu irmão Ciro Gomes estão em rota de colisão com o presidente nacional do PSB, o governador Eduardo Campos, potencial candidato à Presidência da República em 2014. Os petistas estão monitorando os passos de Eduardo, e a inclusão de Pernambuco no roteiro dos seminários ainda é uma incógnita. “Na pré-agenda não está incluído o Recife. Não se trata de retomar as caravanas, mas de promover viagens dentro do seminário de dez anos do PT”, explicou a assessoria do Instituto Lula.

O presidente estadual do PT em Pernambuco, Pedro Eugênio, informou que esteve recentemente em São Paulo com o presidente do PT nacional, Rui Falcão, e que soube da programação parcial de alguns estados. “Alguns serão contemplados. Acho que haverá um em Pernambuco. Estarei presente no de Fortaleza”, assegurou. De Brasília, o senador Humberto Costa (PT) informou que não estava acompanhando o processo de decisão das caravanas. O petista disse, no entanto, que era cedo para falar sobre a eleição presidencial e também se o PSB apoiará a reeleição de Dilma.

“A presidente tem interesse em manter a aliança com o PSB. Vamos trabalhar para a vitória dela e para todos os partidos da base ficarem conosco. Não sei se é isso que vai acontecer. Se Eduardo ficar com a gente, tudo bem. Senão, vamos discutir mais adiante como fica a disputa”, ponderou. Humberto acrescentou que participará, na sexta e no sábado, da reunião do diretório nacional que discutirá desde a eleição interna do PT, o PED (Processo de Eleições Diretas), até a eleição de 2014.

Saiba mais

Seminário 10 anos de governo do PT

Tema central
O decênio que mudou o Brasil

O roteiro inclui 10 cidades do Brasil que serão visitadas pelo ex-presidente Lula (PT). A primeira parada será em Fortaleza, no Ceará, no dia 28 deste mês. Em cada uma delas um tema será debatido. A pré-agenda não foi fechada. O roteiro, as datas e a programação estão a cargo do Instituto Lula, em São Paulo

Temas e locais já definidos:

Fortaleza (Ceará)
Políticas de bem-estar, direitos humanos e o desafio da inclusão social

Curitiba (Paraná)
Desenvolvimento Agrícola

São José dos Campos (São Paulo)
Ciência e Tecnologia

Belo Horizonte (Minas Gerais)
Educação e desafio da sociedade e do conhecimento

Manaus (Amazonas)
Padrão recente do desenvolvimento e sustentabilidade ambiental

Memória da Caravana da Cidadania
O roteiro inicial de visitas de Lula sem estar na condição de presidente da República começou por Pernambuco em 1993. O primeiro ato político aconteceu em sua terra natal, Garanhuns, Agreste do estado.

Fonte: Diario de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.