Pernambuco já acende a fogueira do São João
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Pernambuco já respira São João. Faltando pouco mais de um mês para a mais típica festa dos nordestinos, os principais polos de arrasta-pé no estado já estão se mobilizando para atrair milhares de turistas e colher os louros de praticamente um mês de festa e forró. Comércio e rede hoteleira são dois dos setores que mais lucram e sai ganhando quem se adianta nas estratégias.
Três das cidades pernambucanas mais com um fluxo crescente de turistas deram a largada para os dias de festa. No Sertão do estado, Arcoverde se antecipou, ainda em abril, e divulgou a programação oficial, que está sendo amplamente divulgada nas redes sociais. Este ano, de acordo com a prefeitura local, serão investidos R$ 2,5 milhões na festa junina.
O investimento reflete o crescimento da cidade sertaneja, que nos últimos anos vem investindo pesado e rivalizando com Caruaru, a Capital do Forró, na disputa pelos forrozeiros. A prefeitura de Arcoverde espera uma movimentação de R$ 30 milhões, 50% a mais que o registrado em 2012. De acordo com o órgão, o mês de junho só perde em movimentação financeira para dezembro.
A promessa deste ano é de que a cidade gere quatro mil empregos diretos e indiretos, nos setores gastronômico, hoteleiro, de comércio e prestação de serviços. Além do apoio do governo do estado, Secretaria de Turismo e Empetur, o município contará com patrocinadores de peso no cenário nacional, como Skol, Pepsi e BR Distribuidora.
Ao todo, serão dez polos de animação com atrações musicais e artísticas e cerca de 700 mil pessoas visitando a cidade durante os dez dias oficiais do São João. “Como eles ficam próximos, com distância máxima de um quilômetro entre eles, o público pode visitar todos e assistir às apresentações de sua preferência”, conta o secretário de turismo, Albérico Pacheco.
A prefeitura informou que este ano o índice de ocupação dos hotéis e pousadas de Arcoverde deve variar entre 70% e 100% durante as festas juninas. Os turistas terão mais de mil leitos cadastrados e de 350 a 500 casas disponibilizadas para aluguel com valores variados, mas não informados. “É mais uma opção de hospedagem para o turista”, explica Pacheco.
Em Caruaru, o investimento e a programação oficial ainda não foram divulgados, mas a Capital do Forró também está se movimentando. A assessoria de imprensa da cidade informou que em 2013 o turismo deve movimentar mais de R$ 200 milhões nos 30 dias de festa e gerar mais de seis mil empregos diretos e indiretos. A previsão é de que 1,5 milhão de turistas visitem a cidade e aqueçam a economia.
O comércio da cidade também está se preparando. Segundo a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), os setores de vestuário, bares e restaurantes e artesanato são três dos mais lucrativos. O órgão iniciou a primeira turma de um programa chamado Integra para qualificar e treinar funcionários de vários estabelecimentos no atendimento aos turistas e consumidores.
“São cursos gratuitos para os atendentes e vendedores voltados ao atendimento ao público, produtos, estoque, vendas, entre outros pontos, para melhorar o recebimento dos turistas. Embora este ano, o período de festas seja um pouco mais curto, a época tem um ciclo bastante dinâmico, voltado para a rentabilidade”, explicou o presidente da Acic, Osíris Lins Caldas Neto.
A rede hoteleira também está se movimentando e quem quiser garantir uma vaga deve se apressar. A procura ainda não está tão aquecida, mas deve crescer nos próximos dias. A gerência do Hotel Village Caruaru, um dos mais procurados nesta época, informou que o local ainda dispõe de 40% dos apartamentos para o São João. Os preços das diárias variam de R$ 300 a R$ 700, mas o hotel está finalizando opções de pacotes para quem ficar mais dias.
Sobremesas típicas e estiagem
Ao lado de Caruaru e Arcoverde, a cidade serrana de Gravatá forma o trio de municípios mais procurados e rentáveis na época do São João. Tanto que tem empresário investindo e inovando na culinária típica do Nordeste para atrair os turistas. Mesmo sem a programação oficial da festa definida pela prefeitura, vale pegar a carona do Dia das Mães e estender até os dias de arrasta-pé.
O restaurante Dona Severina, inaugurado há dez meses, entrou no clima junino e está preparando surpresas para os visitantes. O chef Emerson Estevão está criando sobremesas à base de milho que prometem agradar o paladar dos turistas. “Vamos aproveitar o Dia das Mães, que é uma data bastante comemorada, para apresentar novos pratos, e estender até o São João, com sobremesas elaboradas com produtos típicos do São João”, explica o empresário Rosival Lima, proprietário do Dona Severina, que fica situado às margens da BR-232.
O objetivo, segundo Lima, é aumentar em 40% o faturamento da casa no período, com um cardápio de sugestões de dar água na boca. As opções são carnes, aves e peixes, com destaque para o “Filet à Dona Severina”, criado em homenagem à mãe do empresário (in memorian). A casa também oferece um cardápio infantil, com pratos variando entre R$ 16,50 e R$ 19,50. “Aceitamos todos os cartões de crédito e vamos estender o horário durante o São João até o último cliente”.
A rede hoteleira de Gravatá também está a pleno vapor. Segundo secretário de turismo da cidade, Fernando Resende, os hoteis e pousadas estão com 90% de ocupação reservada para o período. “Vamos investir de R$ 1,5 milhão a R$ 2 milhões na festa e esperamos receber 250 mil turistas. Gravatá se tornou um polo cada vez mais forte nas festa juninas e esse fluxo crescente justifica o investimento”, disse.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), Eduardo Cavalcanti, que também é proprietário do hotel Portal de Gravatá, já com 100% de ocupação para o São João, o setor de serviços também está bastante aquecido, principalmente aqueles relacionados à cultura popular nordestina.
Fonte: Diario de PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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