Pernambuco não atinge meta de aprendizado adequado à série

b1b415e114af527e11ab6340fe1d103a.jpgApenas 7,7% dos alunos do 3º ano do ensino médio na rede pública de Pernambuco têm conhecimentos adequados à série em matemática, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O índice demonstra por que o Estado é um dos quatro brasileiros que não atingiram as metas estabelecidas na educação. Alagoas, Amapá e Roraima também não têm o que comemorar nesse quesito.

Os números foram divulgados nesta quarta-feira (6) e fazem parte do relatório De Olho nas Metas, elaborado pelo movimento Todos Pela Educação, que acompanha os indicadores educacionais do País para cumprir cinco metas até 2021:

» Meta 1: toda criança de 4 a 17 anos na escola
» Meta 2: toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos
» Meta 3: todo aluno com aprendizado adequado à sua série
» Meta 4: todo jovem de 19 anos com ensino médio completo
» Meta 5: investimento em educação ampliado e bem gerido

Os números são da rede pública de educação e são medidos pela média do resultado obtido pelos alunos na Prova Brasil, pelos níveis: para a o 5º ano, o nível mínimo em matemática deveria ser de 225 e, em português, 200; para o 9º ano, em matemática, o nível deveria ser de 300 e 275 em português.

Em Pernambuco, 28% dos alunos do 5º ano conseguiram aprender os conteúdos para a série em português, enquanto a meta era de 32,3%. Em matemática, o resultado foi de 23%, mas a meta era de 29,4%. O Estado tem 185 municípios, dos quais 183 foram analisados. Apenas 49, o que equivale a 26,8%, atingiram a meta em português, para o 5º ano. Na mesma série, 93 atingiram, ou seja, 50,8%.

A capital, Recife, vai no ritmo contrário ao do Estado. Todas as metas foram cumpridas no 5º e no 9º ano em português e matemática. Mais de 7% alunos do 9º ano obtiveram 275 pontos em matemática, enquanto o objetivo era de 10,5%. Em português, na mesma série, a expectativa era de 14,8% e 14,9% superaram o mínimo.

A meta em Alagoas, outro estado nordestino que não conseguiu cumprir nenhum dos quesitos, era que 27,6% dos alunos do 5º ano tivessem os conhecimentos adequados à série. O estado vizinho a Pernambuco conseguiu apenas 21,3%. O índice mais baixo foi de matemática no 3º ano, com 4,9, enquanto a meta era de 16,7%.

PERNAMBUCO – Quase 91% das crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos de idade frequentam a escola, de acordo com o mesmo relatório. Apesar de passar dos 90%, o Estado também não atingiu a meta, que era de 93,6% do grupo.

A meta 4, de pelo menos 60,2% dos jovens de 16 anos ter concluído o ensino fundamental, foi outra a não ser cumprida. No Estado, o número foi de 55,2%. Entre a população até 19 anos que terminou o ensino médio, o resultado foi um pouco melhor, quase chegando ao que era esperado: o índice foi de 41,5%, enquanto a expectativa era de 41,9%.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.