Pernambuco promove “Dia D” contra o sarampo em 24 municípios
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A campanha para intensificar a vacinação contra o sarampo em crianças de 6 meses a 4 anos de idade, será intensificada em 24 municípios pernambucanos, a partir desta sábado (27). A iniciativa ocorre em mais de 700 postos de saúde de toda a Região Metropolitana do Recife, além da Zonas da Mata Sul e Norte. De acordo com a Secretaria de Saúde, será oferecida a tríplice viral, que também protege contra a rubéola e caxumba, e integra o calendário básico de vacinação. Mais de 390 mil doses foram disponibilizadas e a expectativa é imunizar mais de 260 mil crianças. A vacinação segue até a sexta-feira (02).
Para os responsáveis que não residem nos municípios prioritários, a recomendação é que também se mobilizem e procurem os postos de saúde da cidade onde moram para avaliação do cartão de vacinação da criança. Segundo o órgão, o novo calendário do Ministério da Saúde, implantado no início de 2013, define que a segunda etapa da vacina deve ser aplicada 15 meses após a primeira dose da tríplice. No formato anterior, era ministrada entre os quatro e seis anos de idade.
A mobilização quer ampliar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão do sarampo em Pernambuco. De janeiro a junho deste ano, o Estado notificou 155 casos da doença, dos quais 62 (40%) foram confirmados, 40 (25,8%) descartados e 53 (34,2%) em investigação. O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, cuja transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, como gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. O período de incubação é, geralmente, de 10 dias, desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema (erupção cutânea).
Confira as cidades na abrangência da campanha:
Na RMR, 603 postos de saúde irão realizar a vacinação nas cidades do Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Moreno, São Lourenço da Mata, Ilha de Itamaracá, Itapissuma e Araçoiaba. Na Mata Norte, serão 85 postos nas cidades de Goiana, Condado, Carpina, Glória de Goitá, Chã de Alegria e Paudalho. Já na Mata Sul, a campanha será realizada em 57 unidades básicas de saúde, nas cidades de Vitória de Santo Antão, Primavera, Chã Grande e Pombos.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário