Pernambuco prorroga campanha de vacinação contra o sarampo
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A campanha de vacinação contra o sarampo, promovida pela Secretaria de Saúde de Pernambuco desde o último dia 27, foi prorrogada até 24 de agosto. Crianças entre 6 meses e 4 anos de idade podem tomar a dose da tríplice viral, que também protege contra a rubéola e caxumba, e integra o calendário básico de vacinação. Até agora, foram vacinadas 46.868 crianças e a expectativa é imunizar outras 260 mil.
O objetivo da campanha é evitar que mais gente fique doente na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata. Em todo o estado, foram confirmados 62 casos da doença do início deste ano até junho. Os pais podem procurar um dos 700 postos de saúde disponíveis no Recife, Cabo, em Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Camaragibe, Jaboatão, Ipojuca, Moreno, São Lourenço, Itamaracá, Itapissuma, Araçoiaba, Goiana, Condado, Carpina, Glória do Goitá, Chã de Alegria, Paudalho, Vitória de Santo Antão, Primavera, Chã Grande e Pombos.
Quem não morar em nenhum dessas cidades também pode comparecer aos postos de saúde para imunizar as crianças de acordo com a faixa etária, para atualizar a carteira de vacinação. A imunização do sarampo é feita em duas doses e as crianças de 6 meses de idade só serão vacinadas nos municípios prioritários, em que a campanha está sendo realizada. Normalmente, elas só seriam vacinadas aos 12 e 15 meses de idade. Nas outras localidades, a vacinação vai obedecer a faixa etária habitual e os profissionais vão verificar, caso a caso, a necessidade da primeira ou da segunda dose.
Sarampo
A doença é infecciosa, causada por um vírus, transmitido de pessoa para pessoa por meio de secreções respiratórias, como gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. Entre os principais sintomas do sarampo estão febre alta, tosse, coriza, manchas avermelhadas na pele, conjuntivite e pequenos pontos brancos na mucosa bucal. Se complicar, a doença pode levar a pneumonia, otite, doenças diarreicas e neurológicas. O sarampo acomete principalmente crianças com até cinco anos de idade.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário