Pesquisa aponta que consumir chocolate pode reduzir em 30% os riscos de ter doença do coração
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Boa notícia para as chocólatras assumidas. É que o consumo de chocolate em grandes quantidades pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas em 30%, de acordo com um estudo publicado na revista científica “British Medical Journal”.
A pesquisa, realizada na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, foi feita com o objetivo de esclarecer se o chocolate realmente tem uma influência positiva na saúde, como apontam diversos estudos recentes. Por isso, os cientistas fizeram uma revisão de sete pesquisas sobre este assunto, que envolviam cem mil pessoas, com e sem problemas de coração.
Em cada estudo, os especialistas compararam o grupo de participantes que comia a maior quantidade de chocolate ao resultado do grupo que comia a menor quantidade do alimento.
Cinco pesquisas apontaram uma relação positiva entre índices mais altos de consumo de chocolate e um menor risco de problemas cardiovasculares.
Os índices mais altos de consumo de chocolate foram associados a uma redução de 37% em doenças cardiovasculares e uma redução de 29% na incidência de derrames em comparação aos índices mais baixos.
Ainda não está comprovado, entretanto, de que forma o chocolate pode ser bom para a saúde do coração. Os pesquisadores acrescentaram também que ainda é preciso fazer mais testes para saber se o chocolate realmente causa uma redução de doenças cardíacas ou se ela poderia ser explicada por algum outro fator.
Apesar do resultado da pesquisa ser interessante, é importante lembrar que o consumo excessivo de chocolate pode causar obesidade e aumentar os riscos de diabetes, por conter muito açúcar e gordura em sua composição.
Para quem quer desfrutar desses benefícios, sem prejudicar a saúde, o ideal é que opte pela versão amarga do alimento, ou seja, aquelas que contém maior quantidade de cacau na composição. É que esse tipo de chocolate contém grande quantidade de antioxidante, substância importante no combate ao envelhecimento e doenças degenerativas. Além disso, trabalhos científicos recentes demonstraram que a gordura saturada do chocolate é convertida em um tipo de ácido graxo que impede o aumento do colesterol no sangue.
Fonte: Cristiana Arcangeli
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário