Pesquisa divulgada na última semana pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) mostra redução da violência em Pernambuco. Segundo o Mapa da Violência 2013: Homicídio e Juventude no Brasil, o Estado foi o único do Nordeste a diminuir o número total de homicídios. O estudo ainda aponta o Brasil como o sétimo colocado no mundo em casos ligados a esse crime. A cada 100 mil habitantes, 27,4 são vítimas de homicídio. No caso de jovens entre 14 e 25 anos, o número aumenta para 54,8.
Pernambuco que, em 2001, foi considerado o Estado mais violento do País e, em 2011, caiu para a quinta colocação no ranking nacional, vem apresentando índices cada vez menores. Também entre os jovens, registrou queda, passando da primeira para a sexta colocação.
Os dados da organização independente confirmam a eficiência da política de gestão por resultados implementada pelo governador Eduardo Campos e o compromisso que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) tem com a população nos locais onde governa. Em Pernambuco, o Programa Pacto pela Vida, implantado por Campos em 2007, tornou-se referência nacional em Políticas Públicas de Segurança, reduzindo todos os índices de criminalidade.
Para o deputado pernambucano Severino Ninho (PSB), o Pacto pela Vida é o responsável pela redução da criminalidade. “Desde sua primeira legislatura, em 2007, o governador assumiu o compromisso com a redução da violência e está conseguindo mudar essa realidade em Pernambuco.”
Ninho lembrou que Recife ficou, nos quatro primeiros meses deste ano, 52 dias sem qualquer assassinato. Em Pernambuco, desde o começo de 2013, 43 municípios pernambucanos não registraram crimes contra a vida. “Essa é a prova de que o Pacto pela Vida, com aproximadamente 112 ações, está mostrando resultado”, avalia o socialista.
Em todo o Brasil, entre os anos de 1980 e 2011, o número de mortes não naturais e violentas de jovens cresceu mais de 200%. Segundo a pesquisa, o homicídio é o principal responsável por esse aumento, com crescimento de mais de 132%. Suicídios e óbitos em acidentes de trânsito ocupam a segunda e a terceira posição, com aumento de 56,4% e 28,5%, respectivamente.
Redução – Em março de 2013, a pesquisa Mapa da Violência: Mortes por Arma de Fogo mostrou que, em Pernambuco, as mortes por arma de fogo também caíram 35%, passando de 46,6% para 30,3%, entre 2000 e 2010. Na capital, Recife, a redução foi ainda mais acentuada, passando de 81,1% para 47,8%, uma queda de 45,8%. Pernambuco, que ocupava a 2ª posição nacional em 2000, em número de homicídios, passou para a 6ª, em 2010.
Nenhum comentário