Um projeto chamado Monash Vision, da companhia australiana Monash University, promete curar a cegueira utilizando a tecnologia. Ele consiste em fazer um implante no cérebro, associado a uma câmera, para projetar as imagens no córtex da pessoa.
A câmera capturaria e enviaria as imagens a um processador digital implantado próximo ao crânio. O chip estimularia o córtex visual por eletrodos e ajudaria a pessoa a interpretarem as imagens.
“É o sistema mais avançado já criado para auxiliar pessoas a reconhecerem diferentes objetos e cores”, relatou Arthur Lowery, diretor do projeto. “Isso significa que pessoas podem ir a um encontro e saber quem está lá e quantos estão lá. Elas poderão sair de casa tranquilamente, pois saberão onde há árvores, por exemplo”, explica.
Vale lembrar que a visão não será completa, funcionando como uma espécie de radar para guiar a pessoa através de centenas de pixels. “Se você tem um pouco de visão, talvez não seja muito útil para você”, explica Loweri que diz que a novidade é voltada para pessoas completamente cegas.
Os cientistas responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia esperam lançar um protótipo até a primeira metade de 2014. O governo australiano investiu cerca de US$ 8 milhões no projeto.
Fonte: Techmestre
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário