PF apura se boato do Bolsa Família se espalhou por telefone, diz ministro

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta segunda-feira (27) que a Polícia Federal apura a possibilidade de telefonemas terem propagado o boato sobre o suposto fim do programa Bolsa Família. Cardozo disse que “todos os fatos estão sendo avaliados” e que há “diversas” linhas de investigação sobre o caso.

No final de semana dos dias 18 e 19, rumores sobre a suspensão de pagamentos do Bolsa Família e também sobre um inexistente bônus pelo Dia das Mães levaram milhares de beneficiários a procurar no final de semana lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal, o que gerou filas e tumultos em pontos de saque em 12 estados.

“Essa linha de investigação por via telefônica se inicia com informações vinda da própria imprensa, que numa perspectiva de colaboração, indicava que pessoas diziam isso”, afirmou José Eduardo Cardozo, que evitou dizer se as ligações telefônicas partiram de uma empresa de telemarketing, conforme reportagens afirmaram.

“Se é uma empresa, se não é uma empresa, se é de telemarketing, isso está sendo objeto de investigação”, disse.

O presidente da Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do Bolsa Família, admitiu nesta segunda-feira que o banco divulgou informações erradas sobre a liberação antecipada dos pagamentos no mês de maio. De acordo com a instituição, os saques foram liberados em todo o país a todos os beneficiários a partir do início da manhã de sexta-feira (17), um dia antes do início dos boatos.

O ministro José Eduardo Cardozo disse “não pode ser descartada” a possibilidade de que a antecipação dos pagamentos tenha contribuído para os boatos e para a corrida às agências.

“O que chama atenção nesse caso é que o sistema que estava permitindo os saques fora das datas, estava aberta nacionalmente e o boato corre em algumas regiões determinadas”, disse. Ele voltou a dizer que não se pode descartar a hipótese de uma “ação orquestrada”.

“Ele [boato] corre em algumas localidades específicas e com uma velocidade que chama a atenção e que favorece a necessidade de investigarmos se foi uma ação orquestrada ou não”, disse.

Cardozo ponderou que é “difícil” estabelecer uma relação de causa e efeito entre o boato e a antecipação dos pagamentos pela Caixa.

“Por que só aconteceram em certas regiões de alguns estados? Como se explica a velocidade de em um único dia nós termos uma corrida em vários locais distintos do país e não no território nacional todo para o saque? Tudo isso, a meu ver pessoal, mostra a dificuldade de se estabelecer um nexo causal e a razão pela qual nós trabalhamos com outras hipóteses”, disse.

O ministro criticou ainda a divulgação antecipada da linha de investigação sobre os telefonemas.

“Essa (linha) eu estou revelando porque a imprensa revelou. Tornou-se publica. Não sei de que fontes os jornalistas se valeram. Se fosse eu, secava essas fontes porque não nos interessa em nenhum momento que matérias revelem linhas de investigação”, disse.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.