‘Podemos mudar tudo se não começamos a vender ingresso’, diz Valcke, secretário-geral da Fifa

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, está no Brasil para vistoriar os estádios que vão receber os jogos da Copa das Confederações e do mundial do ano que vem. E, ao falar da situação da Arena Corinthians, em São Paulo, ele foi duro.

Era uma visita ao Estádio Mané Garrincha, em Brasília, que está quase pronto para a Copa das Confederações. Mas o assunto do dia não foi 2013. Para evitar que aconteçam novos atrasos para a Copa do Mundo, a Fifa já está pensando em 2014.

“A Copa não é um evento com o mesmo nível de necessidades do que da Copa das Confederações. Não podemos ter um estádio pronto só em maio, junho”, disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, já no Rio de Janeiro, em entrevista exclusiva ao Jornal Nacional.

Hoje, a maior preocupação da Fifa é com o estádio do Corinthians, local da abertura e de uma semfiinal do Mundial. Valcke disse que precisa ter até a data de início da venda de ingressos, dia 1º de agosto, garantia de que o estádio estará pronto a tempo.

O prazo para as obras terminarem é 23 de dezembro. “São Paulo é uma questão. Teremos uma reunião com eles para tentar botar tudo nos trilhos, como fizemos em Brasília”, disse Valcke.

Ele ainda alertou: “Se eu falar que março está bom, como ficam as outras cidades? E quem garante que março não vai virar abril ou maio?”

O Corinthians está com dificuldade para conseguir o empréstimo junto ao BNDES e também ter incentivos fiscais da prefeitura de São Paulo o que, segundo o clube, poderia causar atraso nas obras e também comprometer a instalação de 20 mil assentos temporários.

Esse é um ponto crítico para a Fifa. A garantia de que o estádio terá capacidade para 68 mil pessoas.

“São Paulo deve entender que há algumas exigências para um jogo de abertura. Eles têm que entregar as facilidades temporárias. Caso contrário, temos um problema”, afirmou.

Valcke ainda afirmou que sempre se pode mudar algo: “Podemos mudar tudo se não começamos a vender ingresso”.

A Odebrecht, construtora responsável pela obra, emitiu nota garantido que tudo estará pronto em dezembro.

Já o Corinthians foi duro na resposta. O texto diz que gera estranheza o prazo de 2013 para a conclusão dos estádios, já que o próprio Valcke estendeu esse prazo ao Corinthians até fevereiro. Em outro ponto, diz que o objetivo do Corinthians sempre foi servir a cidade, o estado e o país e, por isso, aumentou a capacidade e não aceita pressão: “Se entendem que devem mudar o local de abertura da Copa, fiquem a vontade”, diz o texto.

Na entrevista de hoje, Valcke também admitiu que não conta com as obras de infra-estrutura. “Sei que há obras que não ficarão prontas nem para Copa, mas isso faz parte de um plano maior do governo que será entregue depois. O que nós esperamos e combinamos com o governo é que o mínimo seja garantido para as pessoas circularem pelos aeroportos e pelas cidades”, disse.

Segundo, o Ministério do Esporte, todos os compromissos assumidos pelo Governo Federal com a Fifa serão cumpridos e o país está pronto para receber todos os torcedores.

O governo de São Paulo afirmou que mantém a confiança de que Corinthians e Fifa honrarão o acordo assumido para que a abertura da Copa do Mundo seja realizada na capital paulista.

A SP-Copa, o comitê especial da prefeitura, declarou que está extremamente confiante na boa preparação de São Paulo para o mundial.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.