Poetas se reúnem para fazer coletânea sobre protestos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
“É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio”. A esperança contida no poema A flor e o tédio, um, dos mais famosos de Drummond, publicado em 1945, é só um exemplo da recorrência da política – direta ou indiretamente – na literatura. Os versos têm uma longa tradição política: as vanguardas artísticas, desde o modernismo, ao mesno, são em si mesmas contaminadas dos mais diversos ímpetos revolucionários.
Em um momento que milhares caminham pelas ruas das capitais brasileiras, nada mais justo do que reunir a poesia contemporânea brasileira que quer,sim, falar sobre política, protestos e repressão. Vinagre: uma antologia de poetas neobarracos, assinada pelo coletivo Os Vândalos e organizada pelo poeta pernambucano radicado em São Paulo Fabiano Calixto, traz uma coletânea de poemas sobre as manifestações recentes.
A obra reúne poema de autores como Eduardo Sterzi (que afirma, no seu Começo do mundo, que “Nenhuma tropa / de choque esmaga / a resposta que somos”), Ricardo Domeneck, Micheliny Verunschk, Jussara Salazar, entre muitos outros. “O livro é um gesto de solidariedade do poetariado aos manifestantes que estão tomando as ruas do país – e esperamos que continuem a tomar até que algo realmente mude”, conta Calixto.
Segundo ele, a ideia surgiu depois de uma conversa coletiva entre poetas, que logo virou, “molotovicamente”, um “PDF simples”. “Deu um bom alarde, o que é bacana, pois além de a gente estar na rua agimos também em outras frentes”, comemora. Uma segunda edição, ampliada, já está sendo produzida. “Se a movimentação continuar assim, livre, libertária, anárquica, vejo que podemos mudar muitas coisas neste país. Não se pode, por outro lado, deixar-se infectar pelas alas reacionárias nem ser usurpada pelos malditos partidos políticos. Todos querem tirar uma casquinha”.
Fonte: JC Online
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário