Polícia Federal promete paralisação nesta segunda-feira

ÍndiceNesta segunda-feira (19), policiais federais de todo o Brasil organizam um abaixo-assinado com o objetivo de derrubar o veto de nº 30 da presidente Dilma Rouseff. O documento refere-se ao Projeto de Lei do Senado (PLS 244-2009) que reconhece a profissão dos peritos papiloscopistas – e está divulgado na internet, contando com mais de 4 mil assinaturas. A categoria promete paralisar todas as atividades simultaneamente no país. Em Pernambuco, papiloscopistas da Polícia Federal e da Polícia Civil cruzarão os braços durante todo o dia, no Instituto de Identificação Tavares Buril (ITB), na Rua da Aurora, área central do Recife.
Para o presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco, Marcelo Pires, o veto ao PLS 244-2009 representa um passo em favor da impunidade, justamente porque questiona a validade de provas produzidas pela Ciência Papiloscópica. “São evidentes as retaliações do governo federal contra as categorias dos escrivães, papiloscopistas e agentes de Políciais Federais. Entendemos que esta seja mais uma postura do governo federal em favor do corporativismo, cada vez mais crescente no âmbito do Departamento Policial. Desta vez, atendendo os peritos criminais federais que não admitem o crescimento funcional dos papiloscopistas policiais federais, mesmo isso sendo um retrocesso na eficiência da investigação criminal”, argumenta o presidente do Sinpef-PE.

Segundo o papiloscopista e diretor de comunicação da Associação Brasileira de Papiloscopistas Policiais Federais (Abrapol), Alexandre Galindo, sem o reconhecimento, a perícia papiloscópica deixaria de existir. “O pior de tudo isso é que milhares de criminosos, que já foram condenados e presos, poderão ser soltos”, ressalta Galindo. Os papiloscopistas (ou peritos papiloscopistas em alguns estados) são os experts em identificação civil e criminal (inclusive pós-morte), por meio de impressões digitais, palmares e plantares (papilas dérmicas), além da confecção da representação facial humana, gerenciamento da identificação civil e criminal (antecedentes criminais) e controle dos passaportes em todo o Brasil.

Esses profissionais exercem a profissão desde 1903 e têm obtido resultados expressivos no combate ao crime e na identificação de vítimas de acidentes de massa. Casos como o assalto ao Banco Central, em Fortaleza, a bomba no edifício do Itamaraty, no Distrito Federal, e a identificação das vítimas do acidente com o avião da Air France (AF 447) são apenas alguns exemplos de sucesso no emprego dos papiloscopistas.

Recapitulando

No dia 1º de agosto, foi realizada uma manifestação em frente ao Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), localizado na Rua da Aurora, área central do Recife. Simultaneamente, os papiloscopistas das Polícias Federal e Civil de todo o Brasil também aderiram à paralisação geral de suas atividades, aguardando a sanção pela presidenta Dilma do PL 244/09, de autoria da ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, à época, Senadora do PT. O projeto de lei reconhece a oficialidade das perícias produzidas por aqueles profissionais.

Fonte: Diario de PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.