População começa movimento pelo consumo consciente de água
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
De olho na falta de água pelos próximos 90 dias, muitos condomínios começaram a se articular com os moradores para o consumo consciente de água. Alguns estabeleceram regimes próprios de racionamento fora o estabelecido pelo governo municipal. Como exemplo, há o residencial Recife Antigo, no Cordeiro, onde os moradores foram orientados sobre novos horários de liberação de água por turnos durante o dia.
Outro exemplo do uso consciente de água é o do edifício Sonatina, no Espinheiro. “Temos poço no prédio, mas sempre que o nível está ficando baixo, somos avisados pela administração para economizar água. A orientação é para o banho, a limpeza da casa, e outros gastos. Isso já vem acontecendo há muito tempo e com certeza deve ser priorizado agora”, destacou a assistente social Teresa Rachel.
Em outro bairro, desta vez nos Aflitos, a moradora Eliane Menezes aproveitou para fazer reclamação. “Racionamento não é novidade, aqui nos Aflitos. Sempre teve um dia com água para um sem, então já estamos acostumados”, afirmou.
Nas casas da periferia do Recife, uma das preocupações levantadas pela população é o armazenamento. A doméstica Neide Maria, moradora de San Martin, já separou vários baldes para guardar água e pensa na compra de uma caixa d’água extra. “É para caso de a situação apertar”, completou. A maioria dos baldes não tem tampa.
CUIDADOS
O racionamento e o desejo de guardar o máximo possível de água pode ser um sinal de alerta para a proliferação do Aedes aegypt, o mosquito transmissor da dengue. A situação de estiagem em todo o Estado e o risco de avanço da doença provocou a antecipação, já em 2012, da campanha contra a dengue 2013. A mobilização que aconteceria entre fevereiro e março, deste ano, aconteceu em outubro do ano passado.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário