População sente a falta de postos guarda-vidas nas praias
Anunciado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) no segundo semestre do ano passado, o projeto Praia Segura tinha previsão para começar a funcionar no início deste ano. No entanto, com a chegada das férias e da estação do sol, os 11 postos localizados nas praias do Pina e Boa Viagem, no Recife, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, ainda não foram inaugurados. Enquanto isso, algumas pessoas entrevistadas pela equipe da Folha de Pernambuco, turistas e moradores da Região Metropolitana do Recife (RMR), os quais frequentam o local nesta época do ano, reclamam da falta de segurança na praia.
Este é o caso da estudante Nathaly Íris, de 19 anos, que vai juntamente com seu filho Matheus, 3, para a praia de Boa Viagem. Segundo ela, é importante que tenha salva-vidas, tanto para a segurança das crianças, quanto para dos adultos. “Eu não sei nadar e morro de medo do mar, mas, de vez em quando, eu entro. O posto seria legal também por conta da prevenção de acidentes e afogamentos”, comentou a estudante. Já a psicóloga Graça Lopes, 43, vai à praia acompanhada por suas filhas Luiza, 7, e Júlia, 3. “Eu parei nesse ponto da praia porque achei que os postos já estivessem funcionando. Fiquei, inclusive, bem mais tranquila. Depois descobri que não tinha ninguém neles. É uma ideia ótima, pena que ainda não está sendo colocada em prática, ainda mais nesse período de verão e férias”, declarou.
Graça acrescenta que acha a praia um lugar inseguro, por não poder deixar seus objetos na areia enquanto toma banho de mar. “Não falta apenas bombeiros, mas também policiais militares. Isso é horrível, pois até aqui, onde deveria ser um local de lazer, nós temos que nos preocupar com assaltos, por exemplo”, disse a psicóloga. O marceneiro Deivson Melo, 33, compartilha da mesma ideia que Graça. “Salva-vidas ainda temos alguns, mas policiais militares são muito difíceis de encontrar, pelo menos na areia. Com o Praia Segura, eles vão ter uma visibilidade bem maior e eu vou me sentir, com certeza, muito mais seguro”, afirmou.
O projeto Praia Segura vai prestar serviço à população através de 11 postos de apoio para guarda-vidas, cada um com 58 metros quadrados e distanciados de 700 a 800 metros um do outro. Todas as estruturas foram construídas com madeira de reflorestamento, telha térmica acústica e coberta por resina vulcânica. Os equipamentos dão visibilidade de 360 graus e serão disponibilizados Jet-ski, barcos e ambulâncias para atendimentos emergenciais. De acordo com a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros (CB), seis dos 11 postos serão inaugurados no final deste mês. Os outros terão suas atividades iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano.
Fonte: Folha de PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário