Por falta de sangue, hospitais públicos cancelam cirurgias em Alagoas

Vinte e cinco unidades de saúde de Alagoas tiveram que cancelar cirurgias eletivas esta semana por falta de sangue no estoque. Segundo o Hemoal (Hemocentro de Alagoas), na noite dessa terça-feira (21), a unidade tinha apenas 8,5% do sangue necessário para atender aos pacientes.

Por conta da queda, o Estado teve de importar sangue de Pernambuco para garantir o fornecimento às duas principais emergências públicas do Estado: o HGE (Hospital Geral do Estado) e da Maternidade Santa Mônica.

“Informamos a toda nossa rede, com 27 unidades, que não tínhamos sangue. Pedimos aos pacientes e unidades que tenham paciência e que se mobilizem, pois a única forma que temos de sair dessa crise é fazendo esse apelo para que doem sangue”, disse a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, classificando a situação como de “calamidade pública”.

Na noite dessa terça, a unidade possuía apenas 26 bolsas de sangue, quando o mínimo necessário seriam 300. No estoque havia apenas bolsas de sangue tipo A positivo, B positivo e O positivo. Todas as demais tipagens estavam zeradas.

Para suprir a carência e atender às principais emergências públicas do Estado, 70 bolsas de sangue foram importadas do Hemope (Hemocentro de Pernambuco) em Caruaru (130 km do Recife). “Com esse estoque conseguimos manter o atendimento no HGE e Santa Mônica. Mas precisamos recompor com doações aqui”, disse Verônica.

Segundo ela, esse é o maior problema vivido desde o inverno de 2010, quando 27 pessoas morreram e mais de 70 mil ficaram desabrigadas pelas enchentes no Estado. “A gente acha que essa queda veio por causa das chuvas na semana passada, quando muitas pessoas deixaram de doar. As pessoas não têm o hábito rotineiro de doar sangue, esperam campanhas. Mas é necessário manter isso frequentemente”, afirmou.

Para tentar recompor o estoque, a diretora está procurando os meios de comunicação para fazer um apelo. “Nós temos as campanhas para os grandes feriados. A gente ia deflagrar a campanha de festejos juninos, mas diante de tamanha crise, tivemos que fazer esse apelo antes”, disse.

Doação

Para doar sangue é necessário ter boas condições de saúde, possuir entre 16 e 67 anos e ter no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsável com documento original dos pais, além de uma autorização formal.

O voluntário não pode ser portador de doença de Chagas, Aids e sífilis ou ter tido hepatite após os dez anos. É indispensável também que o candidato à doação compareça bem alimentado. Gestantes e lactantes não podem doar.

Fonte: Uol Notícias

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.