Portuários de PE se mobilizam contra MP dos Portos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Sem alarde, representantes sindicais dos portuários em Pernambuco estiveram reunidos para deliberar uma nova agenda de ações contra a aprovação da Medida Provisória 595/12, a MP dos Portos. Os sindicalistas questionaram o artigo que autoriza a liberação para terminais privados, fora da área do porto organizado, de movimentarem cargas de terceiros. O próximo passo será uma reunião com o governador Eduardo Campos (PSB), nesta terça-feira (26), para solicitar a intervenção do gestor estadual junto ao Governo Federal. A categoria também estará reunida na Assembleia Legislativa de Pernambuco, no dia 4 de março, a partir das 9h, para uma audiência pública.
O presidente do Sindicato dos Estivadores nos Portos do Estado, Josias Santiago, exigiu isonomia para os trabalhadores portuários avulsos, para que eles também possam atuar nos portos privados. “Se essa medida for aprovada dessa forma, vamos perder em postos de trabalho e ainda haverá o sucateamento dos portos públicos”, alertou o líder sindicalista. O deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT), que participou da reunião, também criticou a decisão a “toque de caixa” pelo Governo Federal. O parlamentar questionou a operacionalização dos portos privadas com financiamento público.
“Se é para financiarmos com taxas subsidiadas, capitalizando o BNDES com papéis do Tesouro Nacional com altas taxas de juros, porque nós próprios não fazemos isto federalizando essa infraestrutura, garantindo que ela seja administrada de forma competitiva e pública, ao ponto de chegarmos em cinco ou dez anos, com uma grande empresa de infraestrutura portuária que venha a disputar oportunidades de investimentos em outros países”, questionou Paulo Rubem.
Fonte: Blog da Folha
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário