Prefeitos montam estratégias para a mobilização no dia 13 de maio

Ficou decidido hoje (06.05) em  reunião na  AMUPE com os prefeitos pernambucanos  que segunda-feira (13.05) será o Grito do Nordeste para com os efeitos da seca e  as constantes perdas de receitas municipais, principalmente o FPM. Será um grande   ato em defesa dos municípios que está sendo encabeçado pela CNM para os Municípios do Nordeste em razão das medidas insuficientes para a convivência com a Seca, será às 10h na Assembleia Legislativa, na Rua da Aurora. À tarde, o Presidente da AMUPE, José Patriota, ao lado do Prefeito de Cumaru, Eduardo Tabosa, também diretor da entidade, estiveram reunidos com o Presidente da ALEPE, o Deputado Guilherme Uchôa, para definir a logística da manifestação.
“Neste dia virão caravanas de todas as regiões do Estado”, disse José Patriota, presidente da Amupe. Com a mobilização, as prefeituras vão manter apenas os serviços essenciais. Estão sendo convidados   a participar deste ato, toda sociedade, igreja, movimentos sociais, deputados federais, estaduais, senadores, os interioranos que moram na capital, enfim será um ato de questionamento para as perdas reais da economia dos municípios pernambucanos.
Os prefeitos  lamentam a não inclusão dos municípios como agentes executores e demonstram  suas insatisfações diante da falta de respostas do Governo Federal a reinvindicações  já feitas e que, se implementadas, já poderiam ter mudando a triste e cruel realidade por que passam quase 10 milhões  de nordestinos de forma direta. Eles reconhecem  as ações implementadas  até agora,  mas destacam que atualmente mais de 1.400 municípios de nove Estados já declararam situação de emergência em 2013, representando 22% das cidades brasileiras.
Os prefeitos pretendem mostrar o cenário de miséria, fome e perdas na agropecuária que  continua inalterado, impactando negativamente em todo o país,  pressionando o índice inflacionário e provocando o desabastecimento de produtos da cesta básica, mesmo com as chuvas ocasionais que têm caído em parte de Pernambuco e no Nordeste. Além dos prejuízos nas lavouras e criações, a demanda assistencial tem aumentado sem contrapartida financeira. “Pelo contrário, o Fundo de participação dos Municípios- FPM, já é menor que o mesmo período de 2012, em contraponto ao aumento constante dos compulsórios”, diz Patriota.
Os prefeitos  reivindicam mais desburocratização, ações emergenciais e estruturantes, em parceria com os municípios, para que os mesmos passem de meros expectadores a agentes ativos desse processo e possam dar aos seus municípios, opções de vida, trabalho e a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento da Nação. Ao  final do evento será entregue um documento ao Governador Eduardo Campos mostrando as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras em atender a população em suas necessidades básicas.
Fonte: Ascom/ Prefeitura
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.