Prefeitura de Ipojuca fecha as portas

Se os problemas nas transições políticas se multiplicam nas prefeituras Brasil afora, o caso de Ipojuca, cidade que se tornou dona do segundo maior PIB de Pernambuco (R$ 9,1 bilhões), impressiona. Rodeada por um cenário de completa desordem urbana, a sede do poder municipal iniciou 2013 de portas fechadas ao público. A decisão partiu do prefeito recém-empossado, Carlos Santana (PSDB), que fixou um período de reclusão interna para que seu secretariado tome pé de informações essenciais à manutenção de serviços básicos da cidade. Dados que, espremidos na rivalidade política local, não foram repassados, segundo ele, por seu antecessor e adversário histórico, Pedro Serafim (PDT).

“Estamos assumindo a prefeitura no escuro. Os dados foram apagados dos computadores. Tentamos entrar em contato com antigos secretários e nenhum deu retorno, com exceção do secretário de Segurança. A situação aqui é de completo caos, o que é inadmissível para um município como Ipojuca. Estamos começando do zero”, declarou Santana, que assumiu o comando da cidade pela quarta vez. Sem o tradicional período de transição, o novo gestor não sabia dizer, ao certo, questões básicas como a receita do município, dívida e folha de pagamento.

É devido ao “vácuo administrativo” que os serviços de atendimento à população realizados dentro da própria Prefeitura – pagamento de IPTU, concessão de alvarás, recolhimento de ICMS – só serão retomados na segunda (7). “Não tinha como abrir as portas nessas condições”, justificou. No prédio vazio, sem o corriqueiro vaivém de cidadãos, os novos secretários ainda tentavam, ontem, desvendar as estruturas das próprias pastas e descobrir suas instalações. Na Secretaria de Educação algumas salas estavam trancadas e, para ter acesso, será preciso chamar um chaveiro.

Uma das preocupações do prefeito é o número excessivo de imóveis locados ou relocados pela Prefeitura. “Descobrimos que a Secretaria de Saúde tinha, simplesmente, 13 sedes”, contou. Também está na mira o alto quantitativo de funcionários temporários ou terceirizados dentro da estrutura municipal. Segundo um balanço extraoficial, a quantidade ultrapassa a soma de servidores efetivos e comissionados. “Vamos rever todos os contratos temporários e terceirizados. Sabemos que, no total, existem cerca 6.500 funcionários. Reduziremos esse número em, pelo menos, 50%”, prometeu.

Programas executados pela gestão anterior que estão sob investigação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) também serão revistos. Entre eles, o contrato de transporte escolar, e os programas “Xô Dengue” e “Dentista em Casa”. Estes dois últimos eram tocados pela Secretaria de Saúde, mas tinham à frente a Companhia de Relações Públicas de Pernambuco.

Na tentativa de acelerar os passos da gestão, o prefeito planeja enviar, hoje, o projeto de reforma administrativa à Câmara. Numa equipe que classifica como “técnica”, constam ex-quadros do governo do Estado ou de outras administrações municipais. Além da esposa do deputado Cadoca (PSC), Berenice Lima (Desenvolvimento Econômico), assumem também Virgínia Pimentel (Procuradoria-Geral), ex-secretária de Assuntos Jurídicos do Recife, e Margareth Zapone (Educação), que trabalhou na mesma área do Executivo estadual. “Toda essa situação atrapalha o início de governo. Mas vamos correr nesses primeiros cem dias”, afirmou Carlos Santana. O JC tentou entrar em contato com o ex-prefeito Pedro Serafim, mas ele não atendeu nem retornou às ligações.

Fonte: JConline

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.