Prefeitura do Recife credencia 24 famílias em área atingida por fogo
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Vinte e quatro famílias que possuíam barracos na área atingida por um incêndio, na manhã desta quinta-feira (21), na comunidade Caranguejo-Tabaiares, na Ilha do Retiro, no Recife, foram credenciadas pela Secretaria-Executiva de Defesa Civil. Segundo os funcionários da Prefeitura, elas foram levadas para casas de parentes, apesar de nem todas residirem no local.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o chamado para a ocorrência foi recebido por volta das 7h. A causa do incêndio é ignorada, mas há a suspeita de que o vazamento de um botijão de gás tenha provocado as chamas. De acordo com a Defesa Civil, ninguém ficou ferido.
A área atingida pelo fogo tem cerca de 200 metros quadrados. Mais de 20 barracos foram consumidos pelas chamas. Moradores tentaram ajudar os bombeiros a controlar o fogo com baldes de água retirados do manguezal. Quatro equipes trabalharam na contenção do incêndio, enquanto outras duas ficaram responsáveis pelo resgate das vítimas, num total de 24 soldados envolvidos no trabalho.
A dona de casa Amanda Messias disse que o fogo começou no barraco ao lado de onde ela morava com os quatro filhos. “A vizinha estava dormindo, a menina dela estava acordada. A filha dela derrubou perfume no botijão e, de repente, o fogo saiu do botijão”, contou. Algumas pessoas passaram mal ao ver suas casas destruídas. “Era como um palácio para mim. Não valia nada para muitas pessoas, mas para mim valia tudo”, disse o montador de palco Wellington da Silva.
As chamas se espalharam rapidamente e o fogo foi controlado por volta das 8h. Algumas pessoas precisaram de atendimento por causa da fumaça. Outras ficaram em choque com a perda da casa. Elas foram atendidas ali mesmo, nas ambulâncias, e não precisaram ser encaminhadas para hospitais.
Donativos
O centro comunitário local está arrecadando colchões, comida e roupas. Quem quiser doar, pode levar o material à Rua Tabaiares, S/N, vizinho à Escola Mércia de Albuquerque e próximo ao Sebrae.
Urbanização
Em nota, a Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife informou que a Empresa de Urbanização do Recife (URB) tem um projeto para a área, com serviços como pavimentação, drenagem, esgotamento sanitário e a criação de conjuntos habitacionais, com aproximadamente 400 unidades residenciais, com recursos garantidos pelo programa Minha Casa, Minha Vida. O dinheiro para as obras de infraestrutura seria do PAC 2 Saneamento. A nota informa ainda que é o processo de desapropriação precisa ser concluído para que possa ser iniciada a chamada pública para a construção.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário