Prêmios Nobel são entregues em Estocolmo com homenagem a Nelson Mandela

unnamed (3)Os prêmios Nobel de Literatura, Medicina, Química e Economia foram entregues nesta terça-feira em Estocolmo, em cerimônia que contou com homenagem a Nelson Mandela.

O evento também foi marcado por um incidente envolvendo quatro homens nus que tentaram interromper a solenidade em ato pelo dissidente chinês Liu Xiaobo.

Celebrada na Sala de Concertos de Estocolmo, no 117º aniversário de morte de Alfred Nobel, a cerimônia não contou com a presença da princesa herdeira, Victoria da Suécia, que estava na África do Sul no funeral de Mandela.

O líder da luta contra o apartheid recebeu o Nobel da Paz em 1993, com o então presidente sul-africano Frederik Willem de Klerk.

Pouco antes do início do evento, quatro homens nus tentaram passar pelos cordões de segurança para protestar a favor do dissidente chinês Liu Xiaobo – premiado com o Nobel da Paz em 2010 e desde 2009 cumprindo uma pena de 11 anos de encarceração.

“Quatro pessoas não conseguiram entrar na área restrita ao redor da sala de concertos”, afirmou a polícia, confirmando informações fornecidas pela televisão, sem fornecer maiores detalhes.

Os premiados de 2013 receberam seus prêmios das mãos do rei Carlos Gustavo da Suécia, após o discurso do presidente da Fundação Nobel, Carl-Henrik Heldin, que destacou a importância das ciências e da pesquisa em tempos de crise.

“Como consequência dos problemas econômicos que o mundo sofre atualmente, muitos países reduziram seu apoio à pesquisa (…) Isso é algo lamentável. Hoje em dia, é mais importante do que nunca continuar e aumentar o apoio à pesquisa, em particular à pesquisa de base”, destacou Heldin, que também lembrou Mandela.

Vencedora do Nobel de Literatura e 13ª mulher a ser premiada, a canadense Alice Munro, de 82 anos, não estava presente na cerimônia e foi representada pela filha Jenny, que recebeu a distinção em seu nome.

Três acadêmicos americanos – Robert Shiller, Eugene Fama e Lars Peter Hansen – receberam o Nobel de Economia por sua pesquisa em mercados financeiros, concretamente sobre os preços dos ativos financeiros, ajudando a explicar boa parte da crise atual.

Hansen alertou para a necessidade “de ensinar economia às crianças e jovens”.

O prêmio de Medicina foi entregue a outro trio de cientistas americanos, um deles de origem alemã.

James Rothman, Randy Schekman e Thomas Suedhof dividiram o Nobel por seu trabalho pioneiro sobre o sistema de transporte das células no corpo, o que permitiu avançar nas pesquisas sobre a diabetes, transtornos imunológicos e outras enfermidades.

O britânico Peter Higgs e o belga François Englert foram premiados com o de Física, pela descoberta, em 2012, da partícula chamada de ‘bóson’ de Higgs, que explica a origem da massa das partículas elementares.

O prêmio de Química foi para Martin Karplus, Michael Levitt e Arieh Warshel, de origem austríaca, britânica e israelense, respectivamente, embora o trio também se considere americano.

Seu trabalho premiado estuda modelos multi-escala para sistemas químicos complexos, com o qual, graças a computadores, é possível prever reações químicas.

O Prêmio Nobel consiste em uma medalha de ouro, um diploma, e uma concessão de oito milhões de coroas suecas (cerca de 890.000 euros, ou seja, pouco mais de um milhão e duzentos dólares).

À noite, os premiados foram recebidos com um banquete presidido pelo rei, com a presença de cerca de 1.300 convidados.

Em Oslo, a Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em pleno processo de desmantelamento do arsenal químico sírio, que deve começar a ser destruído antes do final de janeiro.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.