Presos de PE beneficiados com saída temporária voltam à cadeia na quarta

Termina nesta quarta-feira (16) o prazo para que 760 presos que receberam o benefício de passar uma semana em casa voltem para a cadeia. Para garantir a segurança, eles são monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

A estrutura de monitoramento foi criada há um ano e dois meses. Para acompanhar os passos dos presos que estão no regime semiaberto, 58 pessoas se revezam dia e noite na observação. De acordo com a Secretaria de Ressocialização (Seres), 3,1 mil presos de seis unidades de Pernambuco estão em condições de passar em casa 35 dias por ano.

Antes de sair da penitenciária, eles recebem a tornozeleira e um equipamento, que não deve ficar mais de seis metros afastado dela. O aparelho tem GPS e possibilita a comunicação entre o preso e a Seres. O preso também faz um cadastro na central de monitoramento, que possui um mapa que mostra onde está exatamente o presidiário. O endereço onde vai ficar o detento é registrado e ele só poderá circular num raio de 500 metros em volta. A partir das 18h, até 50 metros.

“Esse mapa mostra o perímetro em que o reeducando deve ficar durante o salvo-conduto. Quando ele viola a área, é acionado o Ciods [Centro Integrado de Operações de Defesa Social] e ele é recambiado para a unidade prisional por ter violado a área de inclusão dele”, explicou Cláudio Joel dos Santos, gerente em exercício do centro de monitoramento

No dia 9 de janeiro, 761 presidiários, todos traficantes, deixaram a cadeia para passar sete dias com a família e colocaram a tornozeleira. O retorno deles está previsto para esta quarta, mas 48 foram recolhidos antecipadamente, apanhados violando alguma norma ou praticando algum tipo de crime.

Em 2012, 342 fugiram. Alguns até mandaram as famílias devolverem as tornozeleiras para o estado e 162 foram recapturados, enquanto 180 continuam foragidos.

“Eles violaram uma norma que eles se propuseram a cumprir. Essa violação vai acarretar que eles tenham mais tempo de cadeia quando forem novamente presos e isso repercute no tempo em que vão passar presos.”, afirmou o juiz da vara da execução penal Gildenor Pires Júnior.

Os foragidos passam a fazer parte do livro onde estão os alvos da polícia. O sistema de monitoramento custa R$ 1 milhão por mês para o governo de Pernambuco.

“A gente está aperfeiçoando o planejamento e essa ferramenta é muito importante para a ressocialização do nosso reeducando porque é um benefício para ele, para a sociedade e principalmente para a família dele, que ele tem a proteção de uma tornozeleira quando fica em casa”, argumentou o coronel Romero Ribeiro, da Seres.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.