Problemas de casa podem fazer a produtividade despencar no trabalho

“Não leve problemas do trabalho para casa” é algo que já virou um mantra para quem deseja separar a vida pessoal da profissional. Por outro lado, quando se faz o trajeto inverso, e as dificuldades de casa chegam ao ambiente laboral, o profissional pode comprometer sua posição na empresa. Como é impraticável implantar uma linha que divida sua postura entre um ambiente e outro, o ideal é compartilhar com o gestor – sem grandes alardes – a experiência mal sucedida.

Roberto* é assistente administrativo e viu seu emprego escapar de suas mãos quando, após ter o carro roubado e contrair dívidas, separou-se de sua esposa, com quem era casado há 12 anos. “Parece que tudo começou a dar errado em minha vida. Eu já não conseguia pensar em outra coisa que não na tristeza que se abateu sobre a minha casa. No trabalho, passei a não participar muito das conversas e ficava disperso nas reuniões”, relembrou. Mesmo percebendo que estava rendendo menos, o assistente acreditava que não seria certo envolver seu gestor nos problemas de sua família e evitava contar o que acontecia. “Até que ele me chamou e perguntou se eu já não estava mais satisfeito com o trabalho. Foi o momento em que decidi contar a verdade. Para a minha surpresa, foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. Além de conseguir desabafar, ele ainda sugeriu que eu tirasse férias para conseguir resolver meus problemas. Deu certo”, afirmou.

De acordo com a psicóloga Alexandra Pontes, professora da Faculdade dos Guararapes, se existe um problema interferindo no trabalho é interessante compartilhar com o chefe. “Esse momento pode ser importante, isto é, dependendo da liderança. O gestor pode ouvir acolhendo aquele colaborador e essa atitude pode servir para aliviar a tensão a qual ele está passando. O funcionário pode ver essa atitude também como valorização por parte da empresa. O papel da organização, nesse momento, é a compreensão. Uma conversa pode minimizar a tensão do problema”, esclareceu a especialista.

Ainda segundo Alexandra, o profissional pode perceber que seus problemas pessoais o estão afetando no trabalho, especialmente pela sua baixa produtividade. “Podemos perceber que os problemas estão atrapalhando quando somos chamados para conversar sobre a queda no rendimento. A própria pessoa pode perceber que está diferente pelo simples fato de se isolar dos outros. Na família, há dificuldade de se relacionar. A pessoa fica sem paciência, sem tempo e ausência de carinho com os parentes”. Além disso, ela ressaltou que, uma pessoa que apresenta algum problema, tem a probabilidade de mudar o comportamento. “Não devemos esquecer que essa forma de exposição varia de pessoa para pessoa. No trabalho é visível a alteração dos seguintes aspectos: queda no desempenho, diminuição da atenção e concentração, alteração de humor, isolamento, além de dispersão nas atividades e na forma de executá-las”, pontuou.

Do lado da empresa, oferecer férias, como fez a organização em que Roberto trabalha, também é uma boa opção, segundo a psicóloga. “A empresa pode auxiliar também, como em casos financeiros, dando um adiantamento salarial ou liberando um crédito consignado. Já caso o problema esteja relacionado à saúde, o gestor pode aconselhar a buscar um profissional da área ou, em casos de dependência química, orientá-lo a buscar terapia”, aconselhou.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.