Problemas de casa podem fazer a produtividade despencar no trabalho
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
“Não leve problemas do trabalho para casa” é algo que já virou um mantra para quem deseja separar a vida pessoal da profissional. Por outro lado, quando se faz o trajeto inverso, e as dificuldades de casa chegam ao ambiente laboral, o profissional pode comprometer sua posição na empresa. Como é impraticável implantar uma linha que divida sua postura entre um ambiente e outro, o ideal é compartilhar com o gestor – sem grandes alardes – a experiência mal sucedida.
Roberto* é assistente administrativo e viu seu emprego escapar de suas mãos quando, após ter o carro roubado e contrair dívidas, separou-se de sua esposa, com quem era casado há 12 anos. “Parece que tudo começou a dar errado em minha vida. Eu já não conseguia pensar em outra coisa que não na tristeza que se abateu sobre a minha casa. No trabalho, passei a não participar muito das conversas e ficava disperso nas reuniões”, relembrou. Mesmo percebendo que estava rendendo menos, o assistente acreditava que não seria certo envolver seu gestor nos problemas de sua família e evitava contar o que acontecia. “Até que ele me chamou e perguntou se eu já não estava mais satisfeito com o trabalho. Foi o momento em que decidi contar a verdade. Para a minha surpresa, foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. Além de conseguir desabafar, ele ainda sugeriu que eu tirasse férias para conseguir resolver meus problemas. Deu certo”, afirmou.
De acordo com a psicóloga Alexandra Pontes, professora da Faculdade dos Guararapes, se existe um problema interferindo no trabalho é interessante compartilhar com o chefe. “Esse momento pode ser importante, isto é, dependendo da liderança. O gestor pode ouvir acolhendo aquele colaborador e essa atitude pode servir para aliviar a tensão a qual ele está passando. O funcionário pode ver essa atitude também como valorização por parte da empresa. O papel da organização, nesse momento, é a compreensão. Uma conversa pode minimizar a tensão do problema”, esclareceu a especialista.
Ainda segundo Alexandra, o profissional pode perceber que seus problemas pessoais o estão afetando no trabalho, especialmente pela sua baixa produtividade. “Podemos perceber que os problemas estão atrapalhando quando somos chamados para conversar sobre a queda no rendimento. A própria pessoa pode perceber que está diferente pelo simples fato de se isolar dos outros. Na família, há dificuldade de se relacionar. A pessoa fica sem paciência, sem tempo e ausência de carinho com os parentes”. Além disso, ela ressaltou que, uma pessoa que apresenta algum problema, tem a probabilidade de mudar o comportamento. “Não devemos esquecer que essa forma de exposição varia de pessoa para pessoa. No trabalho é visível a alteração dos seguintes aspectos: queda no desempenho, diminuição da atenção e concentração, alteração de humor, isolamento, além de dispersão nas atividades e na forma de executá-las”, pontuou.
Do lado da empresa, oferecer férias, como fez a organização em que Roberto trabalha, também é uma boa opção, segundo a psicóloga. “A empresa pode auxiliar também, como em casos financeiros, dando um adiantamento salarial ou liberando um crédito consignado. Já caso o problema esteja relacionado à saúde, o gestor pode aconselhar a buscar um profissional da área ou, em casos de dependência química, orientá-lo a buscar terapia”, aconselhou.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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