Problemas no kit bullying que será distribuído nas escolas podem afetar compreensão de alunos

Cartoon“Kit Bullying” criado em parceria com a Cartoon Network e a Secretária de Educação de São Paulo será distribuído em todas as escolas da rede pública. O objetivo é mobilizar toda escola, alunos e professores ao compromisso “Chega de bullying, não fique calado”, mas especialistas apontam questões que precisam ser melhoradas no material.

Uma delas, comentada pela doutora em Educação da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais Miriam Abramovay é a poluição visual e a linguagem das apostilas.

— O material é bem escrito, mas muito poluído com frases algumas vezes difíceis para o ensino Fundamental.

As apostilas, já disponíveis no site da campanha Chega de Bullying, estão separadas em unidades para os pais, outras para alunos de acordo com o ano escolar, e outra para professores e diretores.

No material para os pais, por exemplo, estão dicas para perceber o que acontece com o filho, quais comportamentos comuns de uma criança que sofre com a violência na escola e o que fazer. Um deles é o de não dizer ao filho para ignorar o bullying. “Se a criança ou adolescente fosse capaz de simplesmente ignorar, não haveria dito nada a respeito. Muitas vezes, ignorar as ofensas ou intimidações permite que se tornem mais graves”

Para Miriam, as apostilas ainda precisam esclarecer alguns pontos.

— Não fica claro como vão aplicar levar o material às escolas e todo o processo de mobilização sobre o tema.

Já a coordenadora pedagógica do ensino fundamental do colégio Magister, Ângela Borges, acredita que o Kit Bullying sensibiliza a interferência do educador, e afirma:

 — Não basta dar [o kit] na mão dos professores. É preciso sensibiliza-los, falar da importância da intervenção de um adulto e como isso faz diferença na formação dos alunos. Essas crianças estão em formação da rede cognitiva e afetiva. Se não explicar isso ao professor, ele vai pensar que deixar de dar aula para discutir isso é perda de tempo.

Ângela conta que o colégio em que trabalha tem um projeto chamado Professor Tutor.

— Ele dá duas aulas semanais em que trabalha valores. São projetadas situações hipotéticas em que as crianças dizem como se sentiriam. Cada vez mais os alunos se posicionam nessas aulas. É preciso enfrentar a situação do bullying pela raiz da agressão. O silêncio é a pior coisa que pode acontecer.

A campanha

O coordenador do sistema de proteção escolar da rede pública de São Paulo, Felippe Angeli, conta que quem coordena da campanha do Kit Bullying é a produção do canal de TV Cartoon Network.

— Eles contrataram especialistas da América Latina para criar o guia, que foi criado primeiramente em espanhol. E nós indicamos uma especialista, Cléo Fun, para fazer a tradução e adaptação para a realidade brasileira. A ideia é que as pessoas se comprometam a lutar por esta causa.

Professor mediador

Outra ação para combater a violência nas escolas da rede é a criação do professor mediador. O projeto começou em 2010, com 1.000 docentes, e atualmente soma 2.700 mediadores.

— Ele não dá aula. Mas faz diversas atividades pedagógicas com temas relacionados aos principais problemas da escola, o bullying é um deles.

Para ser um mediador, o professor precisa passar por um treinamento de 80 horas. O curso é obrigatório, e em caso de falta de participação ele não continua no projeto. Além disso, existe uma formação continua na diretoria de ensino.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.