Procape começa a restringir atendimentos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Entra em vigor nesta quarta-feira (20) a restrição de atendimentos no Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Agora a emergência da unidade só receberá pacientes referenciados pela Central de Leitos, regulados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), e pelas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA’s).
A medida foi anunciada na semana passada e visa priorizar os cuidados a pacientes com doenças do coração e casos mais complexos, como infartes, edemas agudos de pulmão e arritmias graves. A restrição foi imposta devido à superlotação do hospital. Atualmente, o número de pacientes internados na emergência do Procape ultrapassa o dobro de leitos disponíveis. “Dispomos de 35 leitos, porém, estamos com 85 pacientes internados”, revelou a chefe da emergência, Maria das Neves Dantas.
A orientação da coordenação do Procape é que os pacientes com dor no peito devem procurar o serviço de saúde mais próximo de sua casa, como as Policlínicas e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). Além disso, o superintendente do Complexo Hospitalar da UPE, João Veiga, explicou que a emergência não é local para solicitar pareceres cardiológicos ou receitas médicas. Ele ainda disse que o hospital precisa se adequar às normas do Ministério da Saúde que regulamentam o funcionamento de emergências.
Fonte: JC Online
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário