Produção de cana cai pela primeira vez em 12 anos, aponta IBGE

 22c06a2de336a79b148cf1dacf8653e1.jpgprodução de cana-de-açúcar em 2012 registrou a primeira queda em 12 anos. O volume foi de 721,077 milhões de toneladas, 1,8% menor do que no ano anterior, quando ficou em 734,006 milhões de toneladas. O Estado que puxou esse desempenho foi São Paulo (que também se manteve como o maior produtor), com volume de 406,151 milhões de toneladas 5% menor do que em 2011. As informações são da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), divulgada nesta sexta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar disso, o município líder na produção da matéria-prima, Morro Agudo (SP), conseguiu expandir sua safra, ainda que a alta tenha sido tímida, de 0,2%. No total, foram produzidas 82,180 milhões de toneladas, 1,1% do total do País.

As principais quedas, segundo o IBGE, foram registradas nos municípios de Barretos (-17,6%), Piracicaba (-13,6%), Paraguaçu Paulista (-19,3%), Jaboticabal (-22,6%) e Guaíra (-7,3%).

Minas Gerais, segundo colocado entre os Estados produtores de cana, contrariou o ritmo nacional e expandiu a produção em 4,1%, para 70,521 milhões de toneladas. O principal impulso veio de Uberaba, que saltou do 8º para o 3º lugar depois de aumentar a safra em 30,4%, para 5,7 milhões de toneladas.

MANDIOCA – A seca no Nordeste no ano de 2012 prejudicou as lavouras de mandioca na região e derrubou as produções em Estados como Bahia (-25,8%) e Maranhão (-14,1%), terceiro e quarto colocados entre os maiores, respectivamente. Ao mesmo tempo, municípios do Pará, o Estado líder em produção, conseguiram bom posicionamento no ranking municipal e até ampliaram a participação, de 9 para 12 municípios.

Santarém (PA) passou a ser líder, com ganho de 17,4% na produção para 378 mil toneladas. O município respondeu por 1,6% do volume total nacional. As restantes das cinco primeiras posições são preenchidas por Acará, Ipixuna do Pará, Oriximiná (todas no Pará) e São Francisco de Itabapoana (RJ), nesta ordem. Até 2011, Acará liderava, mas com a queda 16,7% na produção, para 345 mil toneladas, deixou o município na segunda posição.

O Paraná é o segundo Estado em termos de produção, com 3,869 milhões de toneladas em 2012, 16,8% do total do País. Perdeu apenas para o Pará, que teve 4,617 milhões de toneladas, 0,4% a menos que em 2011. A safra paraense correspondeu a 20% da produção brasileira no ano passado.

No total, o Brasil produziu 23,044 milhões de toneladas de mandioca em 2012, 9,1% a menos do que em 2011, quando o volume ficou em 25,441 milhões de toneladas.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.