Produção de carros é recorde em setembro

A indústria automotiva brasileira está batendo recordes de produção. Em setembro, foram fabricados 332 mil veículos, maior volume para esse mês na história do setor, iniciada no País no fim da década de 1950, de acordo com dados divulgados ontem pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Ainda segundo o levantamento da entidade, o segmento também atingiu marca histórica para o período dos primeiros nove meses deste ano: 2,84 milhões de unidades produzidas.

As linhas de montagem das montadoras estão a todo vapor, mas as vendas vêm em ritmo mais lento – mostram estabilidade neste ano, com queda de 0,3% em relação a janeiro a setembro de 2012. Com isso, os estoques de carros parados nos pátios e nas concessionárias também estão subindo. No mês passado, o setor chegou aos 420 mil carros estocados, o correspondente a 40 dias para desova (tempo necessário para a comercialização, pelo ritmo atual de vendas). Em agosto, eram 36 dias. Segundo o presidente da Anfavea, Luiz Moan, a faixa de 32 a 40 dias está dentro da normalidade. Pelos critérios de outra entidade, a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o volume já está acima do ideal, que seria de 30 dias para desova, o que pode afetar as margens de lucro do segmento.

Apesar da alta dos estoques, a Anfavea projeta que as vendas vão reagir e fechar o ano com alta de 1% a 2% ante 2012. Um dos fatores é o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido, que retorna ao patamar normal em janeiro – o tributo para os carros 1,0 está neste ano com alíquota de 2%, que volta aos 7% em 2014. Outro, é a queda da inadimplência do consumidor, que superou 6% ao longo do ano e agora está em 5,78%.

Para estimular mais os bancos a financiarem, a Anfavea negocia com o governo mudanças nas regras do leasing. A modalidade, em que a instituição financeira fica com a propriedade do bem até a quitação total das parcelas, enfrenta dificuldades. Isso porque, se o comprador do carro tem problemas de multas atrasadas, “a Justiça entende que as instituições são solidárias na hora de pagar”, aponta o diretor de operações do Provar (Programa de Administração de Varejo) da FIA (Fundação Instituto de Administração), Carlos Eduardo Furlanetti. A ideia da associação é que o comprador seja responsabilizado sozinho por suas dívidas.

Com isso, os bancos poderiam melhorar as taxas de juros desse tipo de empréstimo, hoje muito semelhantes às do CDC (Crédito Direto ao Consumidor) de carros – que gira em torno de 1,55%.

Fonte: Diário do Grande ABC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.