Programação para o o Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra a Mulher
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Para lembrar o Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra a Mulher, nesta segunda-feira (25), a Delegacia de Santo Amaro e alguns orgãos públicos, no Recife e em Olinda, prepararam uma série de palestras e serviços gratuitos.
A Delegacia de Santo Amaro, por exemplo, vai contar com serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia a partir das 9h.
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) com a campanha Ação Bem-me-Quer e o Tribunal de Justiça, com o slogan “Eu escolho uma vida sem violência. E você?”, promovem uma série de ações no Shopping RioMar, no bairro do Pina, das 15h às 22h, com distribuição de material educativo.
Em Olinda, a prefeitura aderiu à campanha mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” e irá promover uma série de atividades até o dia 9 de dezembro.
O Brasil registrou, entre 2009 e 2011, 16,9 mil feminicídios, de acordo com dados de um estudo “Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil”, doInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em setembro, sobre a violência contra a mulher. Feminicídio é o nome que se dá à morte de mulheres decorrentes de conflito de gênero, crimes geralmente cometidos por parceiros íntimos ou ex-parceiros das vítimas. Pernambuco, naquele período, ocupou o quinto lugar entre os estados com maior número de homicídios femininos. Foram registrados 7,81 feminicídios entre 100 mil mulheres.
O dia 25 de novembro foi declarado como Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher em homenagem às irmãs Maria Teresa, Pátria e Minerva, conhecidas como “Las Mariposas”. Juntas, elas combateram as injustiças sociais do governo ditador da República Dominicana, Rafael Leônidas Trujillo, tendo sido brutalmente assassinadas na referida data, no ano de 1960.
Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL), lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. O período se inicia no dia 25 de novembro encerrando-se em 10 de dezembro, quando se celebra o Dia Internacional de Direitos Humanos.
Fonte: Diario de PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário