Projeto de reajuste dos servidores públicos já tramita na Assembleia

ASSEMBLEIA-LEGISLATIVA-DA-B

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa da Bahia mensagem do governador Jaques Wagner concedendo reajuste linear de 2,5% aos servidores públicos do estado. A matéria entrou em pauta aberta até o próximo dia 15, quando os parlamentares poderão contribuir com o texto do Projeto e Lei protocolado sob o número 20.258/13 na Secretaria da Mesa Diretora. O reajuste proposto é retroativo a primeiro de janeiro, data-base do funcionalismo estadual.

Na sessão plenária de terça-feira (30) o líder da bancada governista, deputado Zé Neto (PT), adiou a votação de requerimento de urgência para esta matéria “em nome do diálogo” e se comprometeu a levar uma comissão representativa dos funcionários para uma conversa com o governador Jaques Wagner – em que as dificuldades enfrentadas pelo Tesouro -, impeditivas da ampliação do índice serão explicitadas. O índice pleiteado pelos servidores é de 5,84% e ainda não foi fixada data para esta reunião entre servidores e o chefe do Executivo.

Discordando do percentual, cerca de 400 funcionários estaduais estiveram na Assembleia Legislativa permanecendo no saguão Nestor Duarte durante toda a realização da sessão ordinária. Com as galerias lotadas de servidores, foram necessárias várias intervenções do deputado Marcelo Nilo, presidente dos trabalhos, para evitar manifestações dos presentes – vedadas pelo Regimento Interno – e coube ao líder Zé Neto solicitar o encerramento prematuro dos trabalhos para a busca de entendimento.

O líder da bancada oposicionista, Elmar Nascimento (PR), anunciou que a sua bancada vai tentar ampliar o percentual e discutir profundamente o projeto de reajuste que foi objeto de vários discursos dos integrantes do bloco da minoria, cobrando “ao menos a reposição da inflação passada”, como frisou Bruno Reis (PRP) “para minorar o empobrecimento de milhares de pais de família”.

Os integrantes da base de sustentação da administração estadual ressaltaram o esforço feito, apesar da queda das receitas estaduais em decorrência da redução da atividade econômica e das seguidas desoneração de impostos feitas pela União, que impactam negativamente nas contas da Bahia e de outros estados.

Na mensagem, o governador explica que o reajuste abaixo da inflação se baseou em estudos que buscaram, “apesar da crise econômica mundial e suas repercussões no Brasil e na Bahia e dentro dos limites da sua capacidade financeira, respeitar a necessidade e manutenção do equilíbrio fiscal e solidez das contas públicas”. A proposição adianta ainda que outra proposta será enviada dentro de dias para adequar vencimentos, soldos, símbolos e funções gratificadas de determinadas carreiras do Executivo ao novo valor do salário mínimo, R$ 678.

Ainda segundo a comunicação de Jaques Wagner ao Legislativo, o reajuste vai representar um impacto nas contas públicas da ordem de R$ 223,22 milhões este ano e no ano que vem. O Artigo 3º da proposição especifica que pensões e aposentadorias regidas pela Emenda Constitucional nº41 serão reajustadas na mesma época e índices estabelecidos pelo Ministério da Previdência Social ao benefícios do Regime Geral e Previdência Social.

As informações são da Assembleia Legislativa da Bahia.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.