Protesto contra aumento de passagem fecha shopping e deixa rastro de destruição na avenida Paulista
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O protesto contra o aumento das passagens de ônibus deixou um rastro de destruição na avenida Paulista, região central de São Paulo, na noite desta quinta-feira (6). Lixeiras foram quebradas, guaritas da Polícia Militar foram ao chão e o shopping Pátio Paulista chegou a ser fechado. Segundo um segurança do estabelecimento, um grupo grande chegou a entrar no local e eles tiveram que fechar o centro comercial.
Uma parte da cúpula de vidro da estação Brigadeiro também foi quebrada. Por volta das 20h30, a fumaça ainda era grande na via e muitas pessoas usavam água no rosto para não inalar a fumaceira. Cerca de 2.000 pessoas estariam envolvidas na manifestação. Era grande também a concentração de policiais na avenida. Apenas na rua Treze de Maio, 15 carros da polícia estavam estacionados.
De acordo com a PM, por volta das 21h, cerca de cem manifestantes entraram no metrô Paraíso e outros ainda estavam dentro do shopping Pátio Paulista.
Mais cedo, algumas pessoas chegaram a invadir o terminal Bandeira, picharam algumas paredes e destruíram alguns ônibus, de acordo com a Polícia Militar. Os manifestantes chegaram a fechar a avenida 23 de Maio, em três pontos, no sentido aeroporto. Eles atearam fogo em caixotes de madeira.
Após invadir o terminal, o grupo seguiu para a avenida Nove de Julho e fechou as duas direções. Também foram criadas barricadas e eles destruíram alguns ônibus que passaram antes da interdição das pistas. A polícia usou bombas de efeito moral para contar a manifestação. Até o momento, não há informações sobre feridos.
O ato ocorre quatro dias após entrar em vigor o reajuste de 6,67% no valor das tarifas.
A manifestação
O evento é organizado pelo Movimento Passe Livre de São Paulo, que pretende reduzir o preço das passagens e, ao longo prazo, implantar a tarifa zero. Segundo a página oficial da manifestação, o objetivo é reivindicar, além do aumento, o direito real do uso coletivo do transporte. “Cada vez que a tarifa sobe, aumenta também o número de pessoas excluídas do sistema de transporte”, informa o site.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário