Protesto da luta pelo passe livre mobilizou poucas pessoas para doar sangue
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O ato “Doando sangue pelo povo – #BraçosDados”, marcado para o início da manhã deste sábado (28), pelo movimento Resistência Pernambucana e pela Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco (FLTP), teve poucos adeptos. O encontro estava programado para as 7h, em frente ao coreto da Praça do Derby, região central do Recife. Às 8h30, apenas dez pessoas estavam presentes. Às 9h30, 18 pessoas estavam concentradas no local marcado pela organização. O grupo saiu da praça em direção ao Hemope, também localizado no bairro do Derby. A ação convocava a população a recompor o banco de estoque do Hemope.

O clima foi de pacifismo. Durante a caminhada, os protestantes evitaram fechar a avenida Agamenon Magalhães. Uma viatura policial se aproximou para perguntar o itineário do grupo, mas não acompanhou a caminhada, e às 10h30, os manifestantes chegaram à Fundação Hemope. De acordo com o estudante de Fisioterapia, Cristiano Vasconcelos, de 21 anos, 25 pessoas chegaram a doar sangue ao Hemope, pois algumas se agregaram ao grupo durante a caminhada.

“Nós estamos protestando hoje (sábado) para mostrar a população que nossa causa é muito ampla. Viemos doar sangue para demonstrar que o nosso movimento tem um caráter pacifista”, afirmou Cristiano.Segundo os presentes, um outro protesto também havia sido marcado pelos Black Block, às 10h deste sábado (28). Mas apenas três pessoas apareceram no local.
DOAÇÕES – As coletas sanguíneas são feitas de segunda à sábado, das 7h15 às 18h30. O Hemope tem uma capacidade de receber 450 doações diárias, a partir do ciclo do sangue que dura cerca de 1h30, onde é feito cadastro, pré-triagem, triagem, hidratação e coleta.





Nenhum comentário