Próximo ao fim do prazo, autoescolas do Estado ainda estão sem os simuladores

1O prazo para instalação do Simulador de Direção Veicular para habilitação “B” (automóveis comerciais leves) em todas as autoescolas do País expira no dia 31 de dezembro, conforme determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). No entanto, os donos dos Centros de Formação de Condutores (CFC) ouvidos pela reportagem aguardam ainda a regularização de uma portaria estadual para, enfim, instalar o equipamento com as normas exigidas pelo Conselho.

Este já é o terceiro prazo dado pelo órgão nacional. O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), informou, por meio de nota, que o prazo vigente permanecerá. Ao todo são 279 autoescolas no Estado, porém não há registro do quantitativo de empresas com simulador instalado. Até o fim deste mês, o Detran-PE vai apresentar um sistema com detalhamento das empresas regulamentadas. A partir de janeiro do próximo ano essa nova obrigatoriedade será cobrada pelo órgão.

Segundo o proprietário da Auto Escola Ctran, Ygor Valença, a compra do equipamento só pode ser feita com três empresas credenciadas ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). “O grande problema é que as empresas estão sem saber quais procedimentos devem ser tomados. Para ser ter uma ideia, tem empresa que não dispõe do espaço físico e nem da verba para investir”, comentou Valença. No mercado, o simulador veicular chega a custar R$ 38 mil, preço de um carro popular.

Sobre a compra com fornecedores, o Detran-PE explicou que “os simuladores são produzidos e vendidos por empresas homologadas pelo Denatran e que os Centros de Formação de Condutores já podem adquiri-los, de forma a atender à data específica para a nova implantação da carga horária obrigatória”.

Em relação ao prazo dado pelo departamento, Ygor Valença enfatizou: “As empresas fornecedoras precisam de um prazo médio de 90 dias para entrega. Ou seja, se pedirmos agora, mesmo sem a regulamentação, não haverá tempo hábil para instalação deste serviço”. Para o dono da Auto Escola Torre, Evandro Lins, as exigências são verdadeiros entraves. “Uma delas é o fato de precisar de uma sala de 30 metros quadrados para instalação e nem todas têm”, disse. Evandro possui no espaço físico da empresa apenas uma sala para as aulas teóricas. “Vou ter que providenciar outra”, observou.

Já o dono do grupo Auto Escola, Jorge Viana, contou que a negociação para compra do equipamento já está em andamento com uma empresa paulista. “Queremos ver se há possibilidade de formar uma cooperativa”. Ele disse está aguardando uma posição do Detran para concretizar o investimento de R$ 60 mil, que segundo ele, inclui sala, funcionários e biometria. Em relação ao investimento e o fato de ter que repassar os custos o proprietário foi categórico: “Vamos ter que repassar para alguém e, nesse caso, será para o consumidor”, antecipou.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.