PSB comemora Dia Nacional da Consciência Negra

1O dia 20 de novembro é conhecido em todo o País como o Dia Nacional da Consciência Negra e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) lembra a data com orgulho de levantar bandeiras para causas relacionadas ao povo negro no Brasil. A Negritude Socialista Brasileira (NSB), movimento social criado na mesma data, há exatos 10 anos, tem como objetivo principal promover a igualdade racial e a proteção dos direitos.
A data, que celebra e intensifica a importância da tradição do povo africano na formação do Brasil, é um marco na história brasileira e é considerado um momento em que os brasileiros reconhecem o valor da cultura afro-brasileira.
Cristina Almeida, secretária nacional da NSB, explicou que o Brasil está em um momento de pensar na questão de igualdade com mais seriedade. “Não existem raças diferentes, somos todos seres humanos. O respeito à diversidade é um exercício de cidadania que devemos fazer todos os dias”, explicou.
“A questão racial não é um problema do negro, ela diz respeito à sociedade brasileira como um todo. Se quisermos avançar e ter uma sociedade que inclua, precisamos respeitar nossa diversidade. Não dá para pensar que se tem um país democrático com racismo. A igualdade precisa sair da retórica e ser prática”, defendeu a secretária.
Para a deputada federal, Luiza Erundina (PSB-SP), o PSB tem um compromisso real e fiel com a população negra do Brasil. “Partidos como o nosso têm entre seus compromissos mudar as concepções, os valores e, sobretudo, aquilo que provoca desigualdade no tratamento dos seres humanos”, explicou a deputada.
“O Dia da Consciência Negra é uma data importante e está no centro do debate e da luta do PSB pela igualdade em relação a todos os aspectos da vida em sociedade”, destacou Erundina.
Líder da legenda socialista na Câmara, o deputado Beto Albuquerque (RS) acredita que a comemoração tem o significativo papel de reafirmar a luta dos negros brasileiros pela igualdade de direitos. “Quando marcamos essa luta com uma data, abrimos espaço para um momento de reflexão sobre a importância do respeito a um povo e a uma cultura fundamental para o país.”
Já o deputado Isaías Silvestre (PSB-MG) alerta para a necessidade de mudanças sociais profundas. Transformações que, segundo ele, devem começar com a oferta de educação de qualidade, não só para negros, mas para todos os brasileiros. Assim, afirma o parlamentar, não teríamos que escolher um dia de reflexão. “Os negros, assim como todos os brasileiros, querem respeito, educação e oportunidades. Só assim teremos um Brasil mais justo.”
20 de Novembro
Estabelecida em janeiro de 2003, pelo Projeto de Lei nº 10.639, a data foi escolhida por remeter ao dia em que o líder do Quilombo Palmares, Zumbi, faleceu.
Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Nas escolas, um passo importante foi dado, é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira. Além da data comemorativa, 2011 foi escolhido, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes.
Este ano, aproximadamente 757 cidades brasileiras adotaram o dia 20 de novembro como feriado. Desde 2008, a cada ano, mais cidades estabelecem a data como feriado.
PSB Nacional
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.