PSB quer atrair PDT, PPS, PV e Solidariedade para alcançar quatro minutos de TV para Eduardo Campos

Com aval do governador Eduardo Campos (PSB), um grupo do PSB tem procurado quatro partidos para negociar o apoio ao socialista em 2014. O PSB acredita que pode atrair PDT, PPS, PV e Solidariedade para o projeto presidencial do governador pernambucano. Com o arco de forças, Campos teria algo em torno de quatro minutos e meio no guia eleitoral de rádio e televisão, o que o permitiria apresentar as propostas, apresentar a gestão em Pernambuco e se tornar conhecido do eleitorado nacional. “Com quatro dá para fazer um bom programa”, afirmou uma fonte do núcleo do PSB ao Blog. Outro socialista ligado ao Palácio cravou cinco minutos como o ideal do governador.

Das quatro legendas, duas (PV e PPS) têm proximidade com a ex-senadora Marina Silva, filiada ao PSB há duas semanas. Em 2010, o PV abrigou Marina na disputa dela pela Presidêmcia da República, quando ela teve 19,6 milhões de votos. Em Pernambuco, os dois principais articuladores da Rede Sustentabilidade, partido que a ex-senadora viu barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes de ingressar no ninho socialista, estão filiados ao PV: o secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier, e o ex-deputado estadual Roberto Leandro.

Já o PPS, presidido nacionalmente por Roberto Freire, ofereceu a própria legenda a Marina para ela lançar-se candidata ao Planalto na reta final da fase de filiações, quando ela já havia perdido a criação da Rede no TSE. Publicamente, a ex-senadora já demonstrou que há interesse do grupo formado por PSB e Rede em atrair o PPS para a bancada.

No caso de PDT e Solidariedade, o que pode pesar é o desejo de construir uma terceira via às candidaturas do PT e PSDB. No final do mês, a Direção Nacional do PDT deve reunir as bancadas do Congresso e lideranças do partido para decidir se permanece no governo da presidente Dilma Rousseff (PT). A expectativa é que eles deixem o Ministério do Trabalho. Já o recém-criado Solidariedade, presidido pelo deputado Paulinho da Força deve assumir postura independente do Governo Federal e tem Eduardo como opção de candidatura.

Sem correr atrás

De público, porém, as declarações socialistas não colocam a formação de alianças como prioridade. Eduardo e Marina, as duas maiores lideranças do projeto nacional, têm dito que a aliança programática está acima do tempo de televisão. Em entrevista à Rádio JC News nesta sexta-feira (18), o ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho (PSB), indicado por Eduardo para construir o programa nacional da legenda para as eleições de 2014, disse que o PSB não vai correr atrás de alianças estaduais. “[Nossa estratégia] poderá ser um movimento que vai passar em cima dos partidos e atropelar os palanques estaduais”, afirmou.

Fonte: Blog de Jamildo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.