Quem oculta problemas em casas de shows também tem culpa por acidentes

O incêndio na boate Kiss levanta a dúvida sobre de quem é a responsabilidade de um acidente. No entanto, encontrar culpados após uma grande tragédia como essa parece relativamente fácil. Difícil é jogar as cartas na mesa e desmascarar problemas reais e latentes, como a emissão de atestados e alvarás de funcionamento por profissionais de órgãos de fiscalização, mesmo que a empresa não esteja em condições de funcionamento.

Ontem, uma integrante do quadro do Corpo de Bombeiros de Pernambuco denunciou com exclusividade à Folha de Pernambuco algumas das irregularidades comuns na expedição de documentos que liberam uma empresa de funcionar, mesmo que esta não respeite muitos itens do Código de Segurança contra Incêndio e Pânico para o Estado de Pernambuco (Coscip-PE). Segundo ela, alguns funcionários mal intencionados cobrariam para liberar os locais.

“Há muitas empresas que ‘compram’ o atestado. Não são poucas as que, por exemplo, estão com a mangueira rasgada, os extintores de incêndio vencidos, mas possuem o atestado de regularidade em dia e pendurado na parede. Há aquelas empresas que necessitam de uma brigada de incêndio (de acordo com a atividade, a quantidade de funcionários e o grau de risco), com pessoal treinado, mas não possuem. Se for vasculhado, tem muita coisa errada. Isso é revoltante, porque quando acontecem desastres, todo mundo quer achar um culpado, mas há muita negligência e muitos erros. ‘Rola’ muito dinheiro e troca de favores”, expõe a servidora pública, que trabalha nessa área há quatro anos.

Segundo ela, também há muitas falhas na legislação, o que se abrem brechas para a liberação de documento. “Dependendo do quadro efetivo de funcionários, a empresa deve ter uma equipe de brigada (bombeiro civil), que por sua vez deve ter um curso com aulas práticas e teóricas. Às vezes, o bombeiro civil só compra o certificado e mesmo sem experiência trabalha em locais, como grandes shows. E, pior ainda, é quando há um profissional da equipe de brigada treinado, mas não se tem instrumento ou equipamento”, adverte.

Ela lembra do incêndio que ocorreu em janeiro de 2010 na casa de shows 100% Brasil, localizada na rua Sete de Setembro, no Centro do Recife. “O local pegou fogo devido a um curto circuito. E for lá hoje, está tudo do mesmo jeito, cheio de irregularidades, mas funcionando normalmente”, afirma a profissional. A reportagem tentou entrar em contato com os responsáveis pela casa de shows, mas não conseguiu.

Questionado sobre denúncias de possíveis irregularidades na emissão de atestado de irregularidade, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Eduardo Casa Nova, afirmou que desconhece tal postura por parte dos responsáveis que fiscalizam e que vai cobrar maior transparência. “Quem tiver alguma denúncia, seria interessante formular por escrito, porque isso cabe um procedimento administrativo contra o profissional que não seguir as normas”, declarou o oficial.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.