Rastro de destruição cada vez mais perto

A seca deixou de ser drama exclusivo do sertanejo. Alastrou-se feito praga, fazendo o caminho inverso, engolindo tudo rumo ao litoral. Já não é preciso ir muito longe, quilômetros adentro de Pernambuco, onde dizem que o poder público nunca chega, para se deparar com um cenário de terra arrasada. O simples trajeto ao município de Pesqueira, no Agreste do Estado, a 215 quilômetros do Recife, nos leva a uma viagem ao inacreditável. Gado morto, riachos que sumiram do mapa, brejos agonizantes. O Agreste virou Sertão.

É entre as cidades de Caruaru e Pesqueira – passando por São Caetano e Belo Jardim – que a falta de chuvas e o descaso político causaram uma metamorfose na paisagem. O verde perdeu a cor. As margens da BR-232 dizem tudo. Convidam o olhar curioso e assustado de quem trafega por lá. Só nos quase 48 quilômetros de Belo Jardim a Pesqueira, foram cerca de 30 carcaças de gado flagradas na última segunda-feira (25) – entre bois, vacas, bezerros, bodes e ovelhas – denunciando que a falta d’água tem matado bicho e prejudicado gente.

Em um trecho, um boi morto quase adentra a pista no sentido da capital para o interior. O animal estava carbonizado, expediente usado pela população para amenizar o mau cheiro.

Um pouco depois dali, entre a pista e o cercado de uma propriedade rural, observa-se uma vaca malhada que, pelas características, havia morrido fazia pouco tempo. Estava ainda inchada, exalando odor insuportável e cercada por não menos que 40 urubus. Um vira-lata esfomeado tentava disputar espaço com o bando. Ao redor dela, outras três carcaças, estiradas há dias, já ressequidas pelo sol inclemente, sobre um chão de terra onde os ossos de gado morto são mais comuns que a plantação.

Enquanto a reportagem registrava o cenário desolador, na altura de Pesqueira, um agricultor que passava de carroça com seu jumento pelo acostamento da rodovia federal resolveu parar. Carregava o pouco que conseguiu para levar para casa – o pouco que seu animal, fragilizado pela seca, era capaz de suportar: dois garrafões e três baldes de água, além de duas sacolas com algumas poucas frutas e verduras. “Não chove há ano e meio. Nossa situação não está fácil”, disse o rapaz, em tom de resignação.

DESESPERO – O trabalhador rural confessou que, sem vislumbrar melhora num futuro próximo, muitos criadores de gado estão doando seus bichos antes que eles morram. Compradores conseguem barganhar bezerros por menos de R$ 100. De tão enfraquecidos e doentes, alguns não aguentam sequer o transporte até a capital. Morrem antes.

Na zona urbana de Pesqueira, a água só vem de 20 em 20 dias, de acordo com o relato da comerciante Creuza Brito, 63 anos. Quando a reportagem chega, a vizinhança logo rodeia. Reclama do descaso da gestão anterior e afirma que o prefeito Evandro Chacon tem se esforçado para, no que depende do poder público, amenizar o sofrimento da população.

“Do jeito que está fica muito complicado para a gente. Não chove faz mais de ano. Nem lembro a última vez. A água nas torneiras, só a cada 20 dias. Quem tem depósito consegue se segurar. Quem não tem sofre, fica dependendo de carro-pipa”, relata Creuza. A viagem de volta ao Recife reforça as certezas da ida. O Sertão se expandiu.

Fonte: Diario de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.