Recife pode ganhar mais um feriado municipal

A lista de feriados municipais do Recife, que consta de quatro dias, pode ganhar mais uma data. É o dia 12 de março, quando já se comemora o aniversário da cidade, mas as instituições públicas, comércio, bancos e indústrias funcionam normalmente, como nos dias comuns. Pelo menos na Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal, que se reuniu na manhã desta quarta-feira (8), o dia de descanso e homenagem já foi aprovado. A proposta, originada em projeto de lei número 19/2013, de autoria do vereador Henrique Leite (PT), ainda precisa ser aprovada na Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, antes de seguir para votação em plenário.

O projeto diz que fica expressamente proibido, no dia 12 de Março de cada ano, o funcionamento de qualquer tipo de estabelecimento comercial, industrial, escolas públicas e particulares, faculdades e universidades, escritórios de todos os segmentos ou qualquer outro tipo de prestação de serviço. Acrescenta ainda que, na data, o Poder Executivo Municipal, através de suas secretarias competentes, por iniciativa própria ou mediante parceria com a iniciativa privada, deverá promover ações e eventos que venham contemplar e comemorar o aniversário do Recife. “O aniversário de Recife não representa apenas um momento de relevância cívica para a história desta cidade, e sim, uma importante data para a história de Pernambuco. A intenção é resgatar e fortalecer a história da cidade”, argumentou Henrique Leite.

O relator do projeto, na Comissão de Legislação e Justiça, foi o vereador Raul Jungmann (PSDB). “O município tem o direito a suas datas comemorativas. Não vejo óbices quanto à constitucionalidade, institucionalidade e regimentalidade do projeto”, alegou, ao apresentar parecer favorável. Os feriados municipais do Recife são o Corpus Christi (em maio), São João (24 de junho), dia de Nossa Senhora do Carmo (16 de julho) e dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro). Os demais feriados são estaduais ou federais. Participaram da reunião, além Henrique Leite e Raul Jungmann, Felipe Francismar (PSB) e Aerto Luna(PRP), presidente da comissão.

Na mesma reunião, a Comissão de Legislação e Justiça aprovou e rejeitou diversos outros projetos de lei e também distribuiu novos, para colher pareceres dos relatores. Além disso, o presidente Aerto Luna trouxe à tona a discussão um tema que vem sendo debatido e que é motivo do projeto de lei 17/2013, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PT). A matéria, que está tramitando na Comissão, diz que “os dependentes químicos de álcool e drogas ilícitas em situação de risco agravante relacionados à saúde mental localizados no Município do Recife deverão ser encaminhados aos Centros de Atenção Psicossocial Especializados (CAPS-AD)”. Ou seja, institui o internamento compulsório aos usuários de crack.

O parecer será da própria Comissão de Legislação e Justiça, que está dividida sobre o assunto. Aerto Luna e Felipe Francismar se dizem favorável ao mérito do projeto, mas entendem que ela fere a legalidade, uma vez que a internação compulsória trata o dependente como um incapaz. Raul Jungann afirmou que o projeto define dois posicionamentos. “Um é sobre a vida e o outro é sobre a liberdade. Pela ótica da vida, sou favorável ao projeto; mas pela ótica da liberdade, sou contrário”, observou.  Henrique Leite é definitivamente contrário ao projeto.  “Ele mexe com a questão dos direitos humanos, pois pune  com o internamento o usuário de crack. É como se estivéssemos criminalizando o usuário. A Câmara Municipal do Recife, assim como qualquer outra câmara municipal, não tem fundamentos legais para o internamento compulsório”, afirmou. Ele disse, ainda, que o internamento compulsório pressupõe também a criação de um hospital municipal especializado para acolhimento dos usuários.

Fonte: Diário de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.