Recife recebe evento da Fifa sobre operação e arena está “consumada”
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
“O Recife se tornou exemplar nessa Copa das Confederações”. A declaração do ministro do esporte, Aldo Rebelo, deu o tom que iniciou a longa reunião nesta terça-feira, em mais um evento oficial da Fifa no Recife, visando planejamento do plano operacional da Copa das Confederações de 2013. No estado, vale lembrar, serão três jogos no Festival de Campeões na Arena Pernambuco, entre eles o aguardado Espanha x Uruguai. No encontro, a conclusão do estádio já é tratada como consumada. O ministro esteve acompanhado do governador do estado, Eduardo Campos, do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e do diretor do Comitê Organizador Local (COL) da Copa 2014, Ricardo Trade, além da presença massiva de órgãos públicos, incluindo até de representantes militares, do exército, marinha e aeronáutica. O encontro vai das 9h às 18h.
Na pauta pré-definida pela Fifa, discussões sobre a operacionalização das áreas de Segurança, Coleta e Controle de Ingressos, Aeroportos, Transporte e Mobilidade, Acomodação e Receptivo Turístico, Telecomunicações, Energia, Vigilância Sanitária, Saúde, Cultura, Meio Ambiente, Comunicação e Voluntariado. Uma longa agenda fechada à imprensa, que só teve acesso ao início do evento, realizado no Mar Hotel, em Boa Viagem.
As conversas não focam apenas o trânsito de torcedores nos 52 hectares do complexo da Arena, mas todo o trajeto desde hotéis e bairros mais populosos. Sobre a arena em São Lourenço da Mata, a última medição oficial da construtora Odebrecht, responsável pela obra, alcançou 94% ao fim de fevereiro. Agora, em março, o estádio teve todo o gramado implantado e segue com a abertura marcada para o dia 14 de abril.
A abertura do estádio, fechada a operários que trabalharam na obra e suas respectivas famílias, deve entrar no circuito de testes de segurança em discussão no encontro de planos operacionais. Em 22 de maio, num jogo do Náutico, com a adversário a definir, será o primeiro teste oficial da Fifa, colocando em prática a conversa decisiva desta terça. Após o evento no Recife, o cronograma segue em mais duas subsedes da Copa das Confederações de 2013, em Salvador (27/03) e Belo Horizonte (02/04).
Geraldo Julio (prefeito do Recife)
“A nossa subsede (Recife) avançou bastante para fazer parte do torneio em 2013. Todos acompanhram a luta diária para fazer parte disso. O conjunto de obras planejadas e programas estão com a execução em dia até a Copa do Mundo e as outras para a Copa das Confederações estão em fase final. Aqui (no evento) iremos tirar novos encaminhamentos. Tenho certeza que o Recife vai participar com grande sucesso.”
Nota: O investimento em mobilidade urbana para a Copa das Confederações é de R$ 800 milhões, com seis intervenções, com destaque para a duplicação da rodovia BR-408 (virtualmente pronta) e a Radial da Copa, cujo prazo de conclusão para o fim deste mês, mas com a possibilidade de se estender até abril. A prefeitura do Recife, por sua vez, promete recapear 20 ruas e avenidas de alto fluxo até o evento.
Ricardo Trade (COL)
“A nossa luta para que o Recife adiantasse a sua obra, pois não estava atrasada visando a Copa do Mundo, foi grande, tendo agora uma maravilhosa imagem do gramado da arena inteira. Falta pouco para aquela estrutura toda ficar pronta. Aqui temos uma equipe do COL que trabalha desde o início da organização de forma integrada. Quem faz a Copa é a cidade-sede, e nós, em conjunto com a Fifa, ajudamos. A venda de ingressos e o número de voluntários já mostra o sucesso da Copa das Confederações e a nossa capacidade de organizar.”
Nota: Para o Mundial 2014 foram inscritos 130 mil candidatos a voluntário, que deverãos se recrutados também este ano. Já em relação à venda de ingressos para 2013, já foram comercializados 75% dos bilhetes disponíveis nos 16 jogos.
Aldo Rebelo (ministro do Esporte)
“O evento marca o êxito alcançado pela prefeitura do Recife, pelo governo do estado e pela organização federal para a Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Pernambuco é um estado acostumado aos grandes eventos internacionais, desde a época da ocupação holandesa. Todas as ações estão acontecendo agora com tranquilidade. O Recife se tornou exemplar nessa Copa das Confederações, antecipando suas obras e permitindo uma Copa com conforto e tranquilidade. O estádio ´entregue´ é algo a ser comemorado.”
Nota: o ministro tem sido figura presente em eventos da Copa no estado. No início deste mês também esteve no Recife durante a visita do secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke.
Eduardo Campos (governador de Pernambuco)
“Hoje não há uma preocupação específica. Era o estádio, mas hoje isso é matéria vencida. A integração nos permitiu fazer a antecipação de prazos para a Copa das Confederações. Conseguimos antecipar o prazo contratual de dezembro deste ano para o dia 14 de abril. Agora é preciso reforçar a integração das equipes, com responsabilidades bem definidas, para que possamos fazer com êxito essa competição. Com certeza, isso está nos habilitando para fazer ainda melhor em 2014, pois teremos uma oportunidade que outras sedes não vão ter para condicionar todos os cuidados para a Copa do Mundo (através da Copa das Confederações). Além de uma grande competição, vamos deixar um legado para o nosso povo, que é algo que a alegra a população, com mobilidade, segurança. Vamos mostrar ao mundo a nossa cena cultural e a nossa capacidade de receber gente. É um ganho que vai além da competição. Os equipamentos que estão sendo construídos vão alimentar a criativa economia do nosso PIB.”
Nota: A antecipação do estádio foi resultado do plano de aceleração da obra, renegociando prazos com fornecedores e aumentando o efetivo, cujo pico passou de 1.800 para 4.700 operários. O valor do empreendimento, datado de maio de 2009, de R$ 532 milhões, deverá sofrer um acréscimo milionário. A tendência é que a engenharia financeira da parceria público-privada seja concluída no fim de junho.
Fonte: Super Esporte
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário