Recife se interliga ao sistema da Jucepe beneficiando 120 mil empresários

O presidente da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Lula Cabral, e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, assinaram convênio, nesta quarta-feira, com o objetivo de integrar a capital ao Redesim/PE, sistema que possibilita a agilização do processo de abertura, alteração e extinção de empresas. Com a entrada do Recife no sistema, serão beneficiados mais de 120 mil empresários dos quais 30 mil são microempreendedores individuais. A assinatura ocorreu na sede da prefeitura em solenidade que contou com a presença de dirigentes da Federação das Indústrias, Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Federação das Microempresas e Sebrae.

Já fazem parte do Redesim/PE a Receita Federal, a Secretaria da Fazenda, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e mais 22 municípios da área metropolitana e do interior. Com a entrada do Recife, o sistema irá ampliar significativamente o universo de beneficiados, uma vez que a capital pernambucana reúne cerca de 40% das empresas registradas no Estado. “Estamos dando mais um passo decisivo no sentido de desburocratizar o processo de registro mercantil a fim de criar no Estado um ambiente cada vez mais favorável à realização de negócios”, afirma o presidente da Jucepe, Lula Cabral que, até o ano passado, era prefeito do Cabo de Santo Agostinho, primeiro município do estado a integrar o Redesim.

Para o Geraldo Júlio, a interligação do Recife ao Redesim representa mais uma ação no sentido de criar condições para que o empreendedor recifense se torne mais competitivo no cenário global. “O sistema vai favorecer não só a rapidez na tomada de decisões, mas também irá agilizar a implementação dos projetos empresariais”, destacou.

A partir da assinatura do convênio, a Junta e a Prefeitura do Recife trabalharão em conjunto a fim de integrar os seus sistemas de banco de dados a fim de que os empreendedores possam dar entrada no processo de legalização de seu negócio por meio da web. A estimativa é de que, até o final do ano, a implantação esteja totalmente concluída.

O Redesim/PE possibilitará reduzir significativamente o prazo para legalização de empresas, uma vez que, por meio do Portal da Junta, o empresário recifense poderá não só consultar sobre a possibilidade (viabilidade) do exercício da atividade na localidade escolhida no município, mas também poderá obter seu alvará de funcionamento, além dos registros na Jucepe, na Fazenda Estadual, na Receita Federal. e a licença sanitária da Apevisa, esta última somente em alguns casos, tais como farmácias.

As próximas instituições a serem interligadas serão o Corpo de Bombeiros Militar e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). A meta, até o final de 2014, é consolidar a implantação nos primeiros 25 municípios, fazendo com que se possa obter o processo de legalização plena das empresas através do Redesim e, dessa forma, poder estender a plataforma para mais 80 municípios.

Da assessoria de imprensa

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.